A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar neste sábado (23) um mutirão de Cirurgias. Serão realizadas cirurgias pediátricas, ginecológicas e atendimentos ortopédicos. O mutirão será realizado em parceria com o Governo do Estado com o objetivo de diminuir ao máximo a fila de espera do Gestor Saúde em Teresina.

O mutirão será dividido em três equipes estratégicas. A equipe de cirurgias pediátricas irá acompanhar dezenove crianças com acompanhantes e o suporte técnico da secretaria com toda assistência necessária. As crianças serão levadas para a cidade de Oeiras, onde passarão por uma triagem, e se necessário, já ficaram internadas para a realização das cirurgias.

O mutirão ginecológico será realizado em Picos, na CLISAM, atendendo mulheres para uma cirurgia eletiva ginecológica. Um médico está vindo de Teresina para realizar os atendimentos.

O mutirão ortopédico será realizado no PAIM, atendendo crianças que também estão na fila de espera do Gestor Saúde, onde passarão por uma triagem para uma possível cirurgia ortopédica.

“Não é demanda espontânea, esses pacientes são pessoas que se encontram na fila de espera do gestor saúde em Teresina, aguardando uma consulta para uma possível cirurgia que seria realizada em Teresina” disse Edilma Maria, coordenadora de Assistência Social da Secretaria de Saúde.

“Quando assumimos a Secretaria, encontramos uma longa fila de espera e a dificuldade que estava para serem realizadas essas consultas, então fomos a Teresina e conseguimos negociar com o estado. Ao invés de estarmos enviando os pacientes para Teresina, eles estão enviando os profissionais pra cá” disse Marília Bezerra, secretária Municipal de Saúde.

Ccom