Os servidores do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) entraram em greve nesta terça-feira (5). O movimento é nacional e os 28 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) estão parados, totalizando um total de 19 estados envolvidos na greve.

Os serviços de atendimento estão reduzidos na unidade: 100% dos atendimentos ambulatoriais estão parados, 30% dos essenciais estão funcionando e 80% do setor de terapia intensiva funcionará normalmente. As marcações de exames estão suspensas.

Maria Lina, que foi marcar uma consultar para o marido, se deparou com o não funcionamento do hospital. “É errado porque tinham que ter avisado essa noite para todo mundo”. O hospital está fornecendo apenas orientações para a população.

Francisco Santana, representante dos funcionários do Hospital Universitário, explica que o HU já tinha sido notificado da greve. “Essa mobilização já foi avisada ao hospital há mais de vinte e cinco dias, nós colocamos esse movimento em jornais de grande circulação, tentamos avisar a todas as pessoas e informamos a direção do hospital de que avisasse os pacientes e infelizmente isso não aconteceu e os pacientes acabam vindo”, explicou.

As reivindicações da categoria são o cumprimento do acordo coletivo do trabalho 2017, a assinatura do de 2018 e a valorização profissional.

Francisco Santana explica a situação dos profissionais atualmente. “O que está acontecendo é uma precarização dos HUs. Infelizmente com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, no começo foi tudo muito bom, estava tudo organizado mas agora dá pra você ver o quanto aumentou e a empresa não deu recursos ou não acompanhou o crescimento populacional e a demanda do hospital”.

Além da precarização, Francisco reclama que há falta de material e uma estrutura correta para o funcionamento do hospital. “Infelizmente falta material de tudo, em todas as unidades do Brasil”, contou.

Na segunda-feira (4), os grevistas receberam uma proposta da empresa que colocarão em votação na assembleia de hoje (05). A EBSERH divulgou nota informando que aguarda uma posição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre solicitação para manter a maioria dos empregados na ativa.

Confira a nota na íntegra:

A EBSERH está negociando com a categoria e já apresentou propostas. A paralisação tem impactos no atendimento do HU – UFPI durante o período do movimento, mas o hospital aguarda posição do TST sobre uma solicitação já enviada ao tribunal para manter a maior parte dos empregados na ativa, principalmente na UTI. O HU – UFPI já estabeleceu contato telefônico com os pacientes agendados para evitar comparecimento e transtornos.

G1