Um total de 131 mil pessoas no Piauí desistiram de procurar emprego no terceiro trimestre de 2024, é que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cenário representa uma queda de 2,2% na taxa de desalento, como define o IBGE para aquelas pessoas que decidiram não procurar por uma ocupação no mercado de trabalho, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando haviam 170 pessoas desalentadas em todo o estado. 

Entre os motivos para essas pessoas se encontrarem fora da força de trabalho estão a falta de experiência para obter uma colocação no mercado, por ser muito jovem ou idosa, não ter encontrado vaga de trabalho na localidade, mas que se tivesse conseguido uma oportunidade de trabalho, estaria.

Desocupação 

Segundo a PNAD Contínua, a taxa de desocupação no Piauí saiu de quase 10%, no terceiro trimestre do ano passado, para 8% no mesmo período de 2024. Isso representa que 27 mil pessoas encontraram uma ocupação no mercado de trabalho, seja ela formal ou informal.

cidade verde