A Campanha Setembro Amarelo que tem se estendido por todo o mês, frisando em especial o dia 10 de setembro, que marca o Dia de Prevenção ao Suicídio, implica alertas relevantes no combate a um problema de saúde pública que demanda ações urgentes no cuidado da saúde mental das pessoas. A partir dessa proposta a E. M. Pe. Madeira realizou na manhã desta sexta-feira (29) a culminância do Projeto Setembro Amarelo que aconteceu na Praça Josino Ferreira.

A diretora da mencionada unidade de ensino, Michele Batista, falou da relevância da simples ação de semear alegria e o amor entre as pessoas. “Hoje a gente vive muito no automático. Às vezes desagradamos o próximo sem perceber. E essa temática do setembro amarelo para a gente será eterna, pois temos que trabalhar o emocional todos os dias do ano. E hoje trouxemos para rua esse projeto, para levar para a sociedade que todos somos importantes e que tem sempre alguém para lhe ouvir”, pontua.

Alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Pe. Madeira, chamaram a atenção das pessoas com faixas alusivas ao abraço, suscitando assim, o afeto das pessoas. Além de um simples e fraterno abraço, as pessoas que participaram, receberam mensagens da “caixa de surpresa”, onde puderam depositar no pote respectivo, seu humor, sua alegria, sua tristeza naquele momento.

Alice, de apenas 15 anos e estudante do 9º ano, relatou a importância da conscientização no que tange a valorização da vida. “É bom conscientizar as pessoas em relação a tudo isso. Nesse projeto, eu fiz muita amizade na escola e conheci bastante pessoas que me ajudaram a solucionar alguns problemas que eu tinha. Foi bem legal”, refere a adolescente.

O Projeto Setembro Amarelo, realizado pela Escola Municipal Pe. Madeira, existe desde 2022. Na primeira edição, os alunos participaram de uma caminhada pelas ruas do Centro de Picos. Já este ano de 2023, de acordo com a diretora Michele Batista, as ações do referido projeto iniciaram no dia cinco de setembro. Atividades em sala de aula como palestras, foram realizadas com o intuito de orientar o alunado sobre o problema da saúde mental e suas consequências.

O vereador Filomeno Portela, participou das atividades. O parlamentar resumiu que a ‘distribuição’ do amor é fundamental para a manutenção da saúde do ser humano no seu todo. “A humanidade vive com depressão, com tristeza, etc.. Temos que distribuir amor, sorrisos, abraços. Isso é bom para nossa vida, para nossa saúde”, lembra.

CCOM – PMP