Chegou o grande dia para o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB). É que o empresário e político, Araujinho (PT), anunciou seu apoio ao projeto do emedebista de disputar o comando do Palácio Coelho Rodrigues na eleição do ano que vem.
Impedido
Araujinho afirmou que fez uma consulta junto ao Tribunal Superior Eleitoral, mas segundo ele, a legislação eleitoral brasileira é muito antiga, e pela questão da consanguinidade com o governador Rafael Fonteles (PT), ele está impedido de concorrer ao cargo do executivo no pleito vindouro.
Sem empecilho
O empresário ressaltou que, como não queria atrapalhar as demais lideranças que estão se articulando para viabilizarem seus nomes para a disputa, resolveu abrir mão e apoiar aquele que estiver com o melhor desempenho perante ao eleitorado picoense. Segundo ele, até o momento as pesquisas eleitorais indicam o nome do deputado Pablo Santos como o mais viável.
Camaradas em festa
Em uma solenidade bastante prestigiada por filiados, simpatizantes e autoridades, realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos, o Partido Comunista do Brasil- PCdoB de Picos realizou sua conferência municipal. O evento teve três objetivos, renovação do diretório, apresentação dos novos filiados e anunciar o apoio da legenda à pré-candidatura do deputado estadual licenciado Pablo Santos (MDB), à sucessão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), na eleição do próximo ano.
Permanece
O atual presidente Edilberto Cirilo foi reconduzido ao cargo por unanimidade, o qual conduzirá as lutas e os desafios impostos pela dinâmica da sociedade e prepar o partido para participar da eleição do ano que vem.
Por pouco
Segundo o garçom que serviu água e o cafezinho na conferência do PCdoB, por pouco não foi preciso comprar Imosec para alguns participantes do evento. É que parece que estes estavam temerosos que Araujinho não declarasse apoio à pré-candidatura do deputado Pablo.
Mostrou força
O suplente de vereador picoense Fabiano Oliveira (PCdoB) mostrou que tende a melhorar seu desempenho eleitoral caso dispute a eleição do ano que vem. Na conferência municipal do partido, ele participou acompanhado de uma comitiva de apoiadores que estão para lá de confiantes em um excelente resultado nas urnas do pré-candidato.
Ausentes
Da nação nerista, apenas o vereador Chaguinha deu o ar da graça na festa dos camaradas. De forma discreta, o petebista não ocupou as cadeiras destinadas aos vereadores, mas demonstrou respeito ao convite a ele feito pelos comunistas. E será se os demais não foram convidados?
Acelerou
O prefeito Gil paraibano intensificou agenda de trabalho nos últimos dias com várias ações de governo. Paralelo às atividades administrativas, Paraibano também tem se movimentado no intuito de viabilizar sua permanência no comando do município picoense.
Atento
O prefeito conta no momento com contribuição do seu principal articulador político, o deputado Aldo Gil (Progressistas), até o final do mês de outubro a frente da secretaria de saúde. A atuação do parlamentar proporcionou uma melhor visibilidade às ações do governo municipal e provocou preocupação no grupo oposicionista. Aldo afirmou que no próximo ano voltará para assumir a linha de frente do barco governista.
Persistente
Em Sussuapara, tudo leva a crer que o ex-vereador Valdir Florêncio irá mesmo enfrentar o prefeito Naerton Moura (MDB) em sua reeleição. De acordo com informações vindas da referida cidade, ele já começa a se preparar para evitar uma candidatura única do atual gestor.
Será desta vez?
Em São Luís do Piauí, seguidores do empresário e pré-candidato a prefeito Josafá Marques (PT), estão animados. Lá, o que se comenta é que a chance de o petista pôr fim ao reinado o ex-prefeito Renato Pio (Progressistas), é real. O ex-gestor, que há mais de duas décadas dá as carta no munícipio, parece não está confiante na atual prefeita Kelsimar Abreu (Progressistas), que tem direito à reeleição, e ele mesmo vai concorrer para tentar manter o comando.