A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, na manhã desta segunda-feira (19), mais uma edição do Seminário de Educação Ambiental, que este ano, teve como tema “Biomas piauienses Caatinga e Cerrado: ameaças e possibilidades de desenvolvimento sustentável”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí.

Durante a manhã, houve a mesa redonda com a temática “Possibilidades de Desenvolvimento Sustentável nos biomas Caatinga e Cerrado”. A mesa foi formada pelo Jefferson Pereira, Renata Carla e pela Juliana do Nascimento.

Além da mesa redonda, durante o seminário, houve duas palestras, uma com a temática “Caracterização dos Biomas Caatinga e Cerrado, ministrada pela professora Lucilene Vieira, e a última palestra com o tema “Caatinga: A floresta seca que produz alimentos e abriga abelhas e Ets”, ministrada pela professora Milena Vaz.

A palestrante Milena Vaz, que ministrou a palestra “Caatinga: A floresta seca que produz alimentos e abrigas abelhas e Ets”, frisou a importância de abordar essa temática. “Eu acho muito importante essa temática não só para o conhecimento, mas para a aplicação no dia a dia, que é importante você conhecer as abelhas, e você demonstrar até para sua comunidade. E que esse conhecimento possa ser levado e que não fique só aqui na Universidade, mas que o filho do agricultor possa ter esse conhecimento, que ele possa levar para o pai agricultor, e assim a gente formar uma cadeia de informações em benefício das abelhas e dos seres humanos também que necessitam demais das abelhas”, frisou.

Presente à ocasião, a Secretária de Meio Ambiente, Maria do Bomsucesso, falou acerca da importância de promover o seminário com uma temática que faz a população refletir sobre a preservação do meio em que vivem. “Eu considero de muita importância, pois o mundo têm muita preocupação com as mudanças climáticas, com o meio ambiente, sendo que na prática, eu acho que as pessoas não se conscientizam de que têm que zelar pelo meio ambiente. Eu acredito que se dentro de cada município, o poder público, a sociedade civil, o empresariado, todos fizerem a sua parte, para alcançarmos o desejado, que é ter um meio ambiente limpo para que a geração atual e as futuras gerações tenha uma vida digna, então é de suma importância, a gente fazer o dever de casa diariamente”, disse.

A Semana de Meio Ambiente encerra na tarde desta segunda-feira, com a premiação do concurso de fotografias e reportagens.

CCOM/PMP