Em entrevista ao portal Grande Picos, o coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) – agência de Picos-, Esdras Alencar, fala sobre a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Piauí. Ele diz que ela acontece duas vezes ao ano, no mês de maio e no mês de novembro e que a primeira etapa começou no dia 01 de maio e se encerra no dia 31 deste mês.
O coordenador esclarece um pouco mais sobre como irá funcionar a questão dos prazos das vacinas. “Ela teve início no dia 1° de maio e vai até o dia 31, para o produtor adquirir a vacina em revendas cadastradas dentro do Estado do Piauí para a comercialização da vacina contra febre aftosa e posteriormente para até o dia 15 de junho, fazer as certificações nos escritórios da ADAPI em todo o Piauí”, explicou.
Ele ainda fala que o prazo é determinado pelo Ministério da Agricultura e pede para que os agricultores se atentem e cumpram os prazos. Sobre a idade do animal, Esdras pontua que é desde bezerro até o animal já adulto e de todas as faixas, tanto macho como fêmea. O coordenador afirma que na questão do estoque de vacinas, a cidade tem o suficiente para todos.
Esdras explica como os criadores rurais podem encontrar atendimento da equipe do ADAPI em Picos – que fica localizada no Piauí Shopping-, em Aroeiras do Itaim, Santana do Piauí e Itainópolis.
Ele fala como tem sido a procura. “A procura encontra-se bastante tímida, principalmente no que se refere a certificação de vacina pelos produtores nos escritórios”, afirmou. O coordenador frisa que se caso os prazos não forem cumpridos e os animais fiquem sem a vacinação, os produtores poderão levar uma multa.
Na questão da segurança das vacinas, ele detalha como são feitas as inspeções. “Semanalmente todas as revendas que são cadastradas na ADAPI, elas recebem a inspeção do servidor da ADAPI, do fiscal agropecuário, do técnico em agropecuária lotado na ADAPI”, destacou. Já encerrando sua fala ele diz que essas doses de vacinas precisam ser mantidas em um ambiente térmico entre 2 e oito graus célsius.