Início Editorias Cultura Projeto Coletivo Multiplicidade desenvolve intervenções e ações sociais na cidade de Picos

Projeto Coletivo Multiplicidade desenvolve intervenções e ações sociais na cidade de Picos

Grupo desenvolve ações sociais em grupos e nas ruas da cidade de Picos.

O Projeto Coletivo Multiplicidade é formado por um grupo de amigos que atuam em Picos, realizando intervenções urbanas de cunho artístico e poético com o objetivo de alterar o cenário depressivo causado pela poluição visual oriunda da fixação de cartazes com anúncios de festas e outros tipos de propaganda. O grupo também procura desenvolver atividades de promoção da cidadania e prestação de serviço comunitário em parceria com outras entidades de interesses em comum.

(Foto: Fabrícia Rivas – Edmar Ferreira diretor do Coletivo Multiplicidade)

O diretor do projeto Edmar Ferreira fala como se iniciou o Coletivo Multiplicidade e qual era o objetivo. “O projeto se iniciou em 2015, quando eu fiz um convite para um amigo, para a gente criar o coletivo, com o objetivo de fazer intervenção urbana pela cidade, inicialmente era coisa simples, era com grafites, simplesmente para espalhar figuras da cultura pop com o qual a gente se identifica” destacou, Edmar Ferreira.

(Foto: Reprodução do site coletivomultiplicidade.wordpress.com)

O diretor conta que aos poucos o projeto foi ganhando formas e agregando mais pessoas e partindo para desenvolver ações sociais, que atualmente é o foco do coletivo. “Desenvolvemos diversas ações, como o projeto Versos na Rua, que a gente capta poesias e poemas de pessoas da cidade mesmo e confeccionamos cartazes e distribuímos na cidade, em locais que existe muita poluição visual” atribui, o diretor.

(Foto: Reprodução do site coletivomultiplicidade.wordpress.com)

“Outro projeto é a Jardinagem de Guerrilha, que a gente faz a recuperação de canteiros que estão abandonados, plantamos árvores pela cidade, nas praças e em locais onde não tem aquela visão de que alguém queira recuperar, a gente está indo lá para fazer esse trabalho” completou, Edmar Ferreira.

(Foto: Reprodução do site coletivomultiplicidade.wordpress.com)

Edmar Ferreira destaca ainda a importância de desenvolver ações voltadas para os idosos e crianças de Picos. “Temos o projeto de arrecadação de donativos para o abrigo dos idosos de Picos e em breve estaremos dando início a oficinas de brinquedos recicláveis com crianças, que será feito lá no grupo Admó, estamos captando os recursos necessários para colocar em prática”, finalizou o diretor do projeto Coletivo Multiplicidade.

(Foto: Reprodução do site coletivomultiplicidade.wordpress.com)