Jeneilton Araújo, suspeito de matar Jairane Moura da Silva, que estava grávida, e os dois filhos dela, Vinícius Emanuel Moura da Silva, 6, e João Gabriel Moura da Silva, 8, na cidade de Paquetá, foi capturado nesta sexta-feira (07) em uma região de mata no município após seis dias de buscas. Ele será apresentado à justiça e passará por audiência de custódia.
A captura do suspeito envolveu forças policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), Polícia Civil e contou ainda com a colaboração de um grupo de vaqueiros que conhecia bem a região de mata em que Janeilton estaria escondido.

De acordo com a delegada de Polícia Civil, Francineide Fontes, a prisão será comunicada ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, que devem conduzir os trâmites para a audiência de custódia.
“A partir de agora ele fica custodiado, sob a responsabilidade da polícia, a prisão dele vai ser comunicada ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para então ele ser submetido à audiência de custódia pelo Poder Judiciário e a partir disso, ele ser encaminhado para a penitenciária”, informou a delegada.
Francineide Fontes ainda relatou que, em conversa com familiares das vítimas, foi descrito que Jairane e o suspeito mantiveram um relacionamento por dois anos e haviam rompido recentemente. Janeilton não teria aceitado o fim do relacionamento. A mulher estava grávida de quatro meses e vivia um relacionamento abusivo com o suspeito.
O delegado de Polícia Civil, José Neto, afirmou que Janeilton Araújo pode responder pelo crime de Feminicídio. Segundo ele, há ainda qualificadores que agravam sua situação por conta da morte das duas crianças, filhas de Jairane e ainda pela condição da gravidez da mesma.
O homem foi conduzido para o quartel da Polícia Militar de Picos. De acordo com o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Felipe Oliveira, a medida teve como objetivo preservar pela integridade física do mesmo, pois havia o risco de a população linchar Janeilton.
Segundo o comandante do BOPE, o major Francílio, no momento da captura não houve resistência por parte do suspeito e ele estava desarmado.
O crime

Jairane Moura da Silva, que estava grávida, e os dois filhos dela, Vinícius Emanuel Moura da Silva e João Gabriel Moura da Silva foi encontrados mortos na residência onde viviam, na zona urbana de Paquetá do Piauí, o crime aconteceu no dia 02 de fevereiro e chocou a população pela violência em que a família foi morta.