Com a chegada do período chuvoso, os níveis de barragens e açudes tendem a subir, atraindo muitas pessoas para momentos de lazer. Contudo, o capitão Alysson Rangel, comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, faz um alerta importante sobre os perigos nesses ambientes, especialmente quando associados ao consumo de bebidas alcoólicas.
“Esse período agora que estamos chegando, que é o período de chuvas, tem a tendência de aumentar os níveis das barragens, dos açudes, e com isso atrai as pessoas, principalmente para diversão para lazer. O que a gente percebe é que nesses ambientes, muitas vezes, há a venda de bebidas alcoólicas, que é um dos maiores perigos próximos de água”, afirmou o capitão.
Para garantir a segurança, o Corpo de Bombeiros orienta: Evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, isso reduz a possibilidade de acidentes e melhora os reflexos em caso de emergências. Conhecer o local de banho, se não conhecer a área, pergunte a alguém sobre a profundidade e os riscos do ambiente, especialmente em locais de água turva. Evitar profundidades acima da cintura. Para maior segurança, adultos devem permanecer em áreas onde a água não ultrapasse o umbigo. Supervisão constante de crianças: O adulto deve estar 100% atento à criança e nunca permitir que ela entre na água sozinha. Mantenha-se sempre a uma distância de um braço.
O capitão Rangel também explicou que o afogamento muitas vezes é silencioso, sem os sinais dramáticos mostrados em filmes. Por isso, a observação constante é fundamental.
confira a entrevista
Capitão Rangel