O Estado do Piauí possui, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI), 64   municípios com mais eleitores que habitantes, na comparação com o cenário visto nas eleições municipais de 2020. Várias destas cidades estão situadas na região de Picos e os pré-candidatos estão fazendo uma força tarefa para descobrir onde estão os moradores invisíveis que só pisam nestes municípios no dia da eleição, e claro, graças a um bom incentivo.  

Detetive em ação 

Diante do desafio, os postulantes a cargos eletivos nas referidas cidades estão colocando detetives para descobrir o paradeiro do eleitorado ambulante. Além de identificar os espiões, ainda estão incumbidos de utilizarem seus argumentos e ainda dobrar o estímulo recebido pelos eleitores fantasmas para mudar as teclas apertadas na urna no dia do voto.

Festa de arromba

A convenção partidária que homologará os nomes de Pablo Santos, candidato a prefeito de Picos, e Xându Neri, vice-prefeita, que acontece na próxima sexta-feira (26), está para lá de comentada. A festa de lançamento do emedebista foi apelidada de Pablo palooza. Já o evento que oficializará o nome do emedebista e da socialista, está sendo chamado de Rock in Pablopicos.

Sem alarde

Sem um nome para compor a chapa majoritária com o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), ainda indefinido e sem fazer grande alardes, o grupo governista fará sua convenção no dia 02 de agosto. Segundo fontes palacianas, os aliados do prefeito estão se mobilizando para levar um grande público para o ato político e mostrar que Paraibano ainda detém muita força política.  

Arrocho

A concorrência dentro do MDB por uma cadeira na Câmara Municipal de Picos parece que vai ser a mais acirrada entre os partidos do arco de aliança do pré-candidato a prefeito Pablo Santos. Segundo as previsões de alguns analistas do top cinco da legenda, só quatro conseguirão conquistar cadeiras no parlamento picoense. Ainda conforme os observadores, há postulante vendo água chegando na cintura.

A paz reinou

No Partido dos Trabalhadores que em outras épocas costumava acontecer querelas nos debates internos da sigla no momento da escolha dos candidatos, neste ano tudo ocorreu na santa paz. Os pré-candidatos da agremiação que pleitearão uma das acolchoadas cadeiras da Casa do Povo se reuniram ontem, e segundo o presidente Wellington Dantas, não houve rem-rem. Então aleluia, aleluia.    

Trocando ideias

E por falar no PT, os companheiros da “Articulação de Esquerda”, tendência considerada como os ranzinzas da sigla se reuniram neste sábado. O encontro aconteceu no Plenário Pedro Barbosa da Silva, da Câmara Municipal, e contou com a presença de vários filiados de diversos municípios da região de Picos. Um dos temas discutidos na planária foi o PED (Processo Eleitoral Direto), que acontece no próximo ano.  

O que é isso companheiro?

O representante estadual da Articulação de Esquerda, Marcelo Mascarenhas, falou sobre a história da tendência no estado e demonstrou preocupação com o ingresso no partido de figuras que não possuem identidade partidária com a agremiação. Em alguns municípios piauienses até bolsonaristas raiz estão camuflados de petista apenas para abocanhar uma fatia do bolo dos governos petistas.     

Show de humor 

Meme é um termo cunhado em 1976, pelo biólogo Richard Dawkins, em seu livro “O gene egoísta”. Pois bem, com a proximidade da campanha eleitoral, esse fenômeno vem crescendo dia-dia no município de Picos. Titanic afundando, bar do fuxico e viação dos babões foram os mais comentados até agora.

Rolo compressor

Em Massapé do Piauí, o pré-candidato a prefeito, Dr. Wilton Coutinho, está partindo para cima do seu adversário como um rolo compressor, literalmente falando. Desde medos do ano passado que ele vem arrancando lideranças das garras do grupo governista. A bola da vez foi   o o vereador Rafael (Progressistas). Ele está no segundo mandato e já foi presidente da Câmara. O parlamentar declarou apoio ao Dr. Wilton e deu Bye Bye para o prefeito e pré-candidato a reeleição Rivaldo Carvalho.

Coalizão das forças

Em Dom Expedito Lopes, as oposições fizeram uma ampla frente e definiram o médico Abimael Lima (MDB) e a vereadora Renata Belo (Republicanos) como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente. A coalizão das forças políticas conta ainda com as lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Social Brasileiro (PSB). O bloco está confiante que evitará um terceiro mandato que o prefeito Valmir Barbosa almeja cumprir por tabela. 

Bateu o martelo

Em Jaicós, a oposição também acertou os ponteiros para a disputa. O ex-vereador e pré-candidato a prefeito, Mávio Silveira (MDB), anunciou sua companheira de chapa para o embate eleitoral. O emedebista terá a ex-vereadora Francisca Rodrigues.

Nada de mamão com açúcar

O acordo foi selado após reunião realizada na noite desta quinta-feira (18), em uma reunião com todas as lideranças que compõem o grupo oposicionista. Os opositores à gestão do prefeito Neném de Edite (PSD), garantem que a peleja não será mamão com açúcar como propagam alguns seguidores do gestor.