A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde e em parceria com Universidade Estadual do Piauí, realizou nesta sexta-feira (5) o segundo momento do projeto Saúde Mental no Serviço de Saúde: Fortalecimento das ações de cuidados além do outro, no Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II). O evento contou com a presença da Coordenadora do Caps II, Aurelândia Leal, a professora Katyane Leite Alves, alunos da UESPI, profissionais da saúde do município e membros da igreja Brasil pra Cristo.
O momento dedicado à saúde mental proporcionou uma manhã atípica, de descontração para os profissionais, e refletiu sobre a importância de identificar situações intra e interpessoais de saúde mental nos mais diversos contextos. A professora da UESPI e coordenadora do projeto, Katyane Leite Alves, conta que o projeto “contempla a saúde mental do cuidador, cuidar de quem cuida, para cuidar melhor do outro”.
Diante dos desafios enfrentados pelos profissionais da saúde diariamente, essa iniciativa da Prefeitura e da UESPI é essencial. A coordenadora do Caps II, Aurelândia Leal, destacou em entrevista que a relevância do evento está em valorizar o profissional que trabalha na saúde e mostrar importância de cuidar da saúde mental desses funcionários.
A equipe do Caps II é composta por psiquiatras, psicólogo, nutricionista, pedagogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de serviços gerais, que além de Picos, contempla atendimento a 24 municípios pactuados. Nos serviços do Centro de Atenção Psicossocial II estão cadastrados e recebem atendimento 1860 pacientes, sendo 35 com frequência diária.
A saúde mental é uma parte fundamental da saúde como um todo e mais uma vez a Prefeitura de Picos reforça o apoio aos funcionários que promovem o bem-estar da população.
COM