Agora é oficial. Considerado o principal líder das oposições ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), o empresário e político Francisco da Costa Araújo, o Araujinho, oficializou seu apoio a pré-candidatura do deputado estadual licenciado Pablo Santos (MDB), que almeja disputar a prefeitura de Picos no pleito vindouro.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22), durante a conferência municipal promovida pelo diretório do PCdoB picoense, onde o empresário era um dos convidados. Araujinho agradeceu o apoio recebido por todo o grupo que vem lhe acompanhando politicamente desde do pleito passado quando ele disputou o comando do Palácio Colho Rodrigues, mas não obteve êxito.
Em relação ao apoio declarado ao pré-candidato, Araujinho reconheceu que seria o nome natural do grupo oposicionista se não fosse o impedimento da legislação eleitoral. “A lei eleitoral brasileira é muita antiga e ultrapassada, onde a consanguinidade, e eu por ter um genro governador, muito embora eu tenha sido candidato antes de ele ser eleito govenador. O meu entendimento e de vários juristas que consultei, é que eu teria o direito de voltar a ser candidato, mas não podemos decrepitar a justiça eleitoral, não queria também atrapalhar a articulação daqueles que estão trabalhando seus nomes, então resolvi abrir mão e me somar àquele que mais se destaca no anseio popular, e as pesquisas estão apontando na direção do nome do Pablo”, afirmou.
Indagado sobre a formação de um bloco que inclua todas as forças políticas oposicionistas, ele afirmou que acredita nessa possibilidade. “Todos nós temos o direito de manifestar o interesse de ser candidato, galgar posição, ser candidato, mas a oposição que se unir tem que ser em prol de um só nome. Se a oposição for fracionada, nós estamos votando no adversário”, salientou.
Quanto à posição do deputado Nerinho (PT), Araujinho disse que acredita na lucidez do parlamentar. “Olha, eu acredito na lealdade do deputado, ele faz parte da base governador, participa da gestão e o governador terá um candidato, então entende-se que ele, como da base do governador, apoie esse candidato”.
Quanto a presença do deputado Thales Coelho, o político afirma que o parlamenta tem sinalizado positivamente rumo ao palanque da oposição ao prefeito. “O deputado Thales vem dando sinais que vai estar conosco, ele já esteve lá, e o tratamento que lhe foi dispensado, não foi o que ele esperava, então acredito ele, vai vir somar”, concluiu.