O Hemocentro Regional de Picos encerra hoje (30) a campanha para a doação de sangue intitulada “Junho Vermelho”. A ação de caráter mundial incentiva a população a doar sangue e acontece durante todo o mês de junho por este ser o mês dedicado ao fortalecimento das doações. Junto a isso, a iniciativa também tem como objetivo a conscientização e a sensibilização sobre o assunto, como explica Ana Paula Batista, coordenadora do Hemocentro na cidade.
Segundo Ana Paula, a meta de sangue recebido na campanha este ano é de no mínimo 600 bolsas e está quase sendo atingida. “É muito importante, não é só uma meta por si só. É muito importante a gente conseguir realizar isso [e] passar isso como dados para o Ministério da Saúde, mostrar um avanço, mostra para que o Hemocentro de Picos veio. […] Picos exerce um papel muito importante em toda a região do Vale do Guaribas no que diz respeito a transfusões de sangue ”, afirmou.
Ainda sobre a meta das bolsas de sangue, ela afirma que no mês da campanha, as quantidades dessas bolsas aumentam e isso é resultado importante porque no Hospital Regional Justino Luz, por exemplo, apenas em um dia a demanda pode chegar a 35 bolsas por dia, o que com as quantidades de doações de outros meses não é suficiente.