Com o objetivo de reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5° e 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretária Municipal de Educação promoverá neste sábado (03), um aulão com os alunos para a prova do SAEB 2023. O aulão acontecerá nas escolas municipais: Justino Luz, Padre Madeira, Helvídio Nunes, Tia Celeste e Maria Gil.

A secretária de Educação, professora Noêmia Marques esteve presente nas escolas, e na oportunidade agradeceu o esforço e apoio dos professores e coordenadores responsáveis pelo aulão.

O Saeb é feito por meio de provas das disciplinas de língua portuguesa e de matemática e serve para medir o Ideb das escolas. A avaliação acontecerá entre os dias 23 de outubro a 3 de novembro para cerca de 1000 alunos das duas séries. Com os resultados dessa prova, as secretarias de Educação, o MEC e as próprias escolas podem definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

O QUE É O SAEB?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: CCOM