Início Destaque Grupo articula recriação do Diretório do PSOL em Picos

Grupo articula recriação do Diretório do PSOL em Picos

Um grupo de pessoas formado por estudantes, professores, advogados, profissionais liberais e trabalhadores de várias categorias do município de Picos estão articulando para reativar o Diretório Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no município.

Os militantes vêm se reunindo frequentemente e discutindo a reorganização da legenda, inclusive com a presença de membros do Diretório Estadual da sigla, que estão contribuindo com o debate.

De acordo com a estudante Gabriele Kaiane, a discussão já está em estágio bastante avançado e o Psol irá servir como mais uma alternativa política para o eleitorado picoense. “Estamos construindo esse movimento aqui em Picos para que possamos conseguir melhorias para a cidade. A gente percebe que a classe política sempre esquece a juventude e a classe trabalhadora, por isso precisamos nos organizar para que as nossas vozes não sejam caladas”, declarou.

O estudante João Pedro afirmou que o partido está em processo restruturação e que a expectativa é de que a agremiação partidária possa apresentar uma chapa majoritária para concorrer na eleição municipal do próximo ano, como também disputar cadeiras no legislativo. “Oficialmente o partido está desativado, mas será reavivado com ampla participação popular e com o vigor de uma juventude que sonha com uma cidade melhor. Nós trabalhamos com a expectativa sim de participar ativamente do processo eleitoral do ano que vem”, afirmou.

Para o sindicalista Thiago Barro, os sujeitos que estão imbuídos na proposta possuem um perfil de construção coletiva e que a princípio não há indicativo que a sigla possa fazer alianças no pleito vindouro. “Acreditamos que dentro da esfera política institucional, partidos como PT, PDT, PCdoB, Rede, poderá haver unidade em pautas pontuais, mas alianças políticas, eles não estão dentro do nosso espectro”, argumentou.

No pleito eleitoral de 2008 o Psol apresentou o médico neurologista Gutenberg Rocha e o advogado Glauber Silva, que concorreram à prefeitura de Picos como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A dupla inclusive obteve proporcionalmente o melhor resultado do PSol nas eleições daquele ano em todo o país, conquistando 3.584 votos ou 13,73%.