Foto: Divulgação

O IBGE intensificará a coleta dos questionários do Censo Demográfico aos fins de semana, quando os recenseadores estarão em campo nos turnos da manhã até a noite. A ação ocorre tendo em vista que muitos moradores não são encontrados nos domicílios durante os dias úteis, devido a diversos motivos, como por estarem em horário de trabalho.

O questionário do Censo Demográfico leva, apenas, cerca de cinco minutos para ser respondido. Com os dados, será possível ter um retrato sociodemográfico atualizado de todo o país, possibilitando conhecer e intervir na realidade por meio de políticas públicas.

O procedimento padrão para quando os recenseadores não encontram os moradores no domicílio  é deixar um bilhete com o contato, para que o morador possa agendar o melhor dia e horário para responder ao questionário. É possível marcar para que a entrevista seja realizada presencialmente, por telefone ou pela internet.  

É fácil reconhecer os recenseadores, pois estão sempre uniformizados. Eles utilizam o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é um aparelho no qual são registradas as informações do questionário . Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Para saber informações mais detalhadas sobre o Censo Demográfico, acesse o site censo2022.gov.br

 

Fonte: Meio Norte