Início Destaque Greco prende assassino do empresário Epaminondas Feitosa em MG

Greco prende assassino do empresário Epaminondas Feitosa em MG

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, cumpriu no início da manhã desta terça-feira (20), um mandado de prisão por sentença condenatória contra Manoel dos Santos Matos, vulgo Santino, condenado a mais de 26 anos de prisão pelo assassinato do empresário Epaminondas Feitosa Coutinho, ocorrido na cidade de Picos em 2013.

A prisão foi realizada na cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil do Piauí, Manoel dos Santos Matos estava foragido há mais de sete anos. Ele foi condenado pelo crime de homicídio qualificado (pistolagem). Após a prisão, Manoel dos Santos Matos será recambiado para o sistema penitenciário piauiense, onde deve cumprir sua pena pelo assassinato do empresário.

Julgamento

O julgamento dos envolvidos no assassinato do empresário Epaminondas Feitosa aconteceu no dia 6 de setembro de 2022, na 5ª Vara Criminal de Picos. Na ocasião, a juíza Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho condenou quatro pessoas por participarem do crime. Além deles, a esposa do empresário também foi condenada pelo assassinato.

O julgamento durou mais de 35h e a maioria dos jurados reconheceu as qualificadoras de meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e recebimento de pagamento pelo crime, apontadas pelo Ministério Público na denúncia.

Segundo o Conselho de Sentença, as penas dos quatro réus ficaram distribuídas da seguinte forma: O réu T.O.C foi condenado a 30 anos de reclusão; Y.O.C foi condenado a 28 anos e 7 meses de reclusão. Já Manoel dos Santos Matos foi condenado a 26 anos e 4 meses de reclusão pelo crime de homicídio e a 1 ano e 3 meses de detenção pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso proibido. E o réu I.J.N foi condenado a 26 anos e 4 meses de reclusão.

Homicídio

O empresário Epaminondas Feitosa foi assassinado a tiros no dia 8 de junho de 2013. O crime teria sido praticado por dois homens que fugiram do local em uma motocicleta.

Esposa do empresário foi presa

Em cumprimento a mandado judicial expedido pela juíza titular da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, policiais civis prenderam no dia 5 de julho, a microempresária Antônia de Sousa Andrade.

De acordo com a Polícia Civil de Picos, Antônia foi apontada pelos executores de Epaminondas como a mandante do crime. Rinaldo José do Nascimento, o Teté, 21 anos, e José Manoel dos Santos Matos, vulgo Santinho, foram presos na última quinta-feira e em depoimento teriam apontado a viúva como a pessoa que encomendou o crime.

Condenação

Após dois dias de julgamento e intensos debates entre acusação e defesa, o Tribunal Popular do Júri da Comarca de Picos condenou no dia 18 de novembro de 2015, a empresária Antônia Sousa Andrade Rocha, a Toinha, a 24 anos de reclusão. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.

 

GP1