Não será por falta de opção que o eleitorado da região de Picos não votará em um candidato à deputado federal filho da cidade, ou de um município da região. Pelo menos doze nomes figuram a lista de pré-candidatos à Câmara Federal.

Nos barracos do poder

Pelo lado governista aparecem os nomes do ex-deputado Mainha (SD), o ex-governador Wilson Martins, a coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores, Maria Casé, e a vice-prefeita Xandú Neri, representarão o PT. O desportista Rodrigo P2 vestirá a camisa do PSD.

Em busca da terra prometida

Já o palanque oposicionista poderá contar com a deputada Marina Santos (Republicanos), Irmão Elias e Junior Nobre, ambos do Progressista, e ainda o empresário Raimundo Filho (União Brasil), que analisa o convite feito pelo partido para disputar o cargo.

Correndo por fora

O coronel Edwaldo Viana (PL) representará o partido do presidente Jair Bolsonaro, na região. A legenda terá o major Diego, pleiteando o palácio de Karnak. Ainda sem um palanque definido, estão o servidor público Edmundo Galvão (Psol) e o palhaço Vagner Leal, “O Vaginho” (PDT).

Previsão

Segundo um leitor assíduo da coluna, com tantos postulantes ao cargo, para se conseguir uma vaga seria necessário aproximadamente cem mil votos, de uma coisa ele tem certeza, por falta de comida a porca não morrerá.

Surpreendeu

Xandú Neri (Foto: Boletim do Sertão)

A pretensão da vice-prefeita de Picos, Xandú Neri, de disputar uma vaga na Câmara Federal surpreendeu a classe política picoense. Ela estava ocupando a Secretaria Municipal de Governo, mas se desincompatibilizou do cargo no final do mês passado. Adotando um estilo bem discreto, a vice-prefeita tem demonstrado que parece que tomou gosto pela política.

Como fica?

E se a pré-candidatura de Xandù Neri vingar, como fica a situação do deputado Nerinho (PT)? O parlamentar está apalavrado com o seu colega de partido, o deputado Francisco Costa, que também pleiteará uma cadeira na Câmara Federal, para fazerem dobradinha na Capital do Mel. Certamente se a vice-prefeita for mesmo para a disputa, a parceria irá melar.

Efeito dominó

Os vereadores Chaguinha, Maté e Dalva Mocó, apoiam o petista, mas mantém conversas bem avançadas para votarem em outros postulantes ao mesmo posto da ex-secretária.

Um novo olhar

O vereador Evandro Paturi (MDB) vem gradativamente mudado de posição em relação à politica nacional. O parlamentar em um passado bem recente era defensor das bandeiras socialistas, mas ultimamente ele tem demonstrando bastante simpatia pelo conservadorismo. E aí, será se o emedebista que um dia gritou “Lula Livre”, vai gritar “viva o mito”?

Lembrados

Bem prestigiada, a Câmara Municipal de Picos realizou na noite de quinta-feira (07) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista. A proposição foi do presidente da Casa Legislativa, o “Chaguinha”, e aprovada por unanimidade.

Certificados

Vários profissionais da imprensa receberam Diploma de Homenagem pelos relevantes serviços prestados em prol da população picoense. Cada vereador indicou dois jornalistas para receberem o certificado.

Prestigiados

Com exceção do vereador Rinaldinho (MDB), que não compareceu à sessão por problema de saúde, os demais integrantes se fizeram presentes, demostrando assim, que detém prestigio e admiração à categoria.

Na estrada

Quem continua com o pé na estrada fazendo o caminho para chegar até à Assembleia Legislativa, é o médico Gutemberg Rocha (MDB). Recentemente ele recebeu apoio de importantes lideranças dos municípios de São Luís do Piauí e Valença. Segundo o pré-candidato, a cada dia que passa, ele fica mais otimista com sua pré-candidatura.

À procura dos camaradas

Quem esteve na região de Picos nesta semana foi o ex-governador Wilson Martins (PT). O trator, como também é conhecido pelo estilo arrojado de fazer política, se reuniu com o comando do PC do B picoense. Pelo visto Wilsão irá receber o apoio dos camaradas.