As provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 que oferece quase 207 mil vagas serão aplicadas neste domingo (10). Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor fazem o teste no período da tarde.

O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova pode ser conferido no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Dos 1,1 milhão de inscritos para o processo seletivo, 621.228 tiveram a inscrição confirmada, pagando a taxa ou recebendo a isenção – 349.437 se candidataram para recenseador e 271.791 para agente censitário. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país.

O que levar na prova

 

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente.

IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

Como serão as provas

 

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a agente censitário farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos. O exame terá 60 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.