Melhorar o desempenho acadêmico, aprender um novo idioma, praticar atividade física, ler mais — estes são apenas alguns dos objetivos que muitos estudantes prometem conquistar com o início de um novo ano. A verdade, porém, é que alcançar uma meta ou cultivar novos hábitos pode ser realmente desafiador.
Entre os obstáculos mais comuns para se ter sucesso nessa missão está a falta de tempo ou a má administração dele. Veja três estratégias que podem te ajudar a vencer esse desafio e chegar ao final de 2022 com uma lista de objetivos atingidos!
Estratégia 1: Seja organizado
Faça uma lista do que você precisa fazer e determine se uma tarefa é importante, urgente ou ambos. Planeje suas atividades antes de começar. Saiba dizer ‘NÃO’ às atividades que não são importantes e só irão consumir seu tempo.
Estratégia 2: Fuja dos “ladrões” de tempo
Evite o perfeccionismo: é elogiável que alguém queira dar seu melhor, mas estabelecer padrões muito altos pode levar ao desapontamento e impedir você de ter progresso. E fuja da procrastinação: ela rouba tempo e produtividade. (Saiba mais sobre como parar de adiar as coisas aqui.)
Estratégia 3: Seja equilibrado e realista
Defina metas realistas, programe o tempo para seu descanso e para a família. Ter objetivos alcançáveis vai te ajudar a manter o foco e ter um senso de realização. Não se esqueça de comemorar as pequenas vitórias e fazer algo que você gosta!
As Testemunhas de Jeová disponibilizam gratuitamente artigos em mais de 1.044 idiomas através de seu site oficial, JW.ORG. O objetivo é ajudar pessoas a ter uma vida mais feliz. Talvez se surpreenda ao saber que as estratégias citadas acima são baseadas em princípios bíblicos. Leia a matéria completa e confira mais detalhes de como aplicar cada passo desses em sua vida!
Melhore seu desempenho acadêmico em 2022
O ensino a distância, as distrações promovidas pelas redes sociais e a dificuldade em manter uma rotina disciplinada fizeram muitos jovens chegar ao final de 2021 com a sensação de que poderiam ter tido um desempenho acadêmico melhor. Uma pesquisa divulgada em 2021[1] revela que no Brasil usuários gastaram em média 3 horas e 40 minutos todos dias acessando suas redes sociais. Não importa qual seja o motivo — é de consenso que o hábito de procrastinar é um grande inimigo do boletim. Por outro lado, fazer bons trabalhos e cumprir prazos é fundamental para o aprendizado e contribui para verdadeiro senso de realização.
O artigo Como posso parar de adiar as coisas? do site JW.ORG traz dicas práticas para organizar suas atividades e livrar-se da procrastinação. Atente para três obstáculos que induzem a adiar as coisas e como vencê-los:
- Obstáculo 1: A tarefa parece difícil demais.
Conselho: “Quem olha para as nuvens não colherá”.
Aplicação prática: Pode não ser fácil iniciar uma atividade desafiadora, mas deixar para depois não vai melhorar os resultados. Divida a tarefa em etapas e comece imediatamente. Montar uma programação também vai ajudar você a estar no controle.
Obstáculo 2: Não sentir vontade de realizar a atividade.
Conselho: ‘Aquilo que uma pessoa plantar, é o que ela também irá colher’.
Aplicação prática: Imagine a satisfação de concluir a atividade! Pense nas consequências de procrastinar e tente adiantar mentalmente o prazo de entrega. Adiar as coisas aumenta seu estresse e diminui as chances de cumprir uma tarefa.
- Obstáculo 3: Você está muito ocupado.
Conselho: ‘Certifique-se do que é mais importante’.
Aplicação prática: Estabeleça prioridades — faça uma lista de atividades e determine um prazo para realizá-las. Controle o tempo em vez de deixar que ele controle você.
Talvez fique surpreso ao saber que os conselhos citados acima são princípios bíblicos. As Testemunhas de Jeová disponibilizam gratuitamente artigos em 1.044 idiomas através de seu site oficial, JW.ORG. O objetivo é ajudar as pessoas a ter uma vida mais feliz. Leia a matéria completa e aproveite para fazer o teste da procrastinação.
Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Francisco de Assis Pereira Neto.