Um caminhão que transportava mais de 650 kg de maconha foi apreendido na noite desta segunda-feira (17) no município de Bom Jesus, distante cerca de 600 km de Teresina. A apreensão foi realizada através de um trabalho conjunto da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que realizavam o monitoramento do veículo. A droga está avaliada em 1,4 milhão.

De acordo com nota divulgada pela PF, o caminhão vinha de São Paulo e tinha como destino final Teresina. A carga de maconha estava escondida em meio a materiais que, aparentemente, seriam destinados à reciclagem.

Em coletiva de imprensa, a PRF informou que essa carga é considerada um dos maiores carregamentos já apreendidos pelos policiais e representa mais da metade do que foi apreendido em todo o ano de 2021, que foi um pouco mais de uma tonelada.

“A PRF tem intensificado as suas ações de repressão aos ilícitos criminais, notadamente ao tráfico de entorpecentes, em ações conjuntas e cooperadas com a Polícia Federal, e essa apreensão correspondeu a mais da metade de tudo que foi apreendido de maconha no ano passado pela PRF. Então isso é uma sinalização de que as investigações, o trabalho de inteligência e das equipes operacionais tem surgido efeito” explica o superintendente da PRF no Piauí, inspetor Paulo Moreno.

O motorista do veículo é um homem de 34 anos que foi preso e deve responder pelo crime de tráfico de drogas.

Em relação a origem da droga e a organização criminosa, a PF ressaltou que iniciará um inquérito policial para investigar o grupo e detalhar o envolvimento do motorista do caminhão que foi preso.

“Os detalhamentos dessa apreensão vão vir agora com as investigações mais aprofundadas. Todo o envolvimento [do motorista] vai ser desvendado e vai conter tudo no inquérito policial. Com certeza ele está envolvido, com certeza vai ser implicado, mas todos os trâmites da investigação criminosa devem ser desvendados em inquérito policial”, informa a Delegada Regional de Combate ao Crime Organizado, Gabriela Madrid.

A ação também contou com apoio da Força Tática da Polícia Militar de Bom Jesus.

Cidade Verde