Reitor da UESPI, Evandro Alberto

Acontece nessa sexta-feira (14) a Cerimônia de Nomeação dos eleitos para os cargos de Reitor e Vice-reitor, Evandro Alberto e Jesus Abreu, respectivamente. A solenidade ocorre de forma híbrida, às 11:30, no Campus Barros Araújo, em Picos, com transmissão pelos canais do Youtube da UespiOficial e Governo do Estado.

A cerimônia corresponde à eleição realizada em novembro de 2021. Foram eleitos pela comunidade acadêmica uespiana os professores Evandro Alberto, como reitor, e Jesus Abreu, como vice-reitor na chapa Forte e Coerente. Eles atuarão no quadriênio de 2022 até 2026. 

A história do professor Evandro Alberto com a UESPI é desde 2002. Ele, que é mestre e doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi professor substituto da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Picos, entre 2002 e 2007, onde foi coordenador do curso de Comunicação Social. Atuou como Secretário Municipal de Comunicação em Monsenhor Hipólito (2004-2012) e Assessor Municipal de Comunicação, em Campo Largo do Piauí (2005-2014).

Em 2014 retornou à UESPI como professor efetivo e foi eleito Diretor do Campus Professor Barros de Araújo. No ano de 2018 é que iniciou sua relação com a reitoria, onde foi eleito Vice-Reitor, no segundo mandato exercido por Nouga Cardoso Batista(2018-2020) e assumiu a Reitoria da UESPI em 2020.

O reitor agradece pela confiança da comunidade acadêmica para sua recondução. “Temos a consciência do compromisso e da confiança depositada em nós pelos estudantes, professores e técnicos que realizaram sua escolha. A nossa instituição tem potencialidade, precisamos trabalhá-las agindo de forma mais precisa, mais rápido e alinhar ações”, ressalta.

Ouça o áudio do reitor eleito:

O eleito vice-reitor,  Professor Jesus Abreu, também tem um vínculo com a longo com a instituição.  O docente possui mestrado em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em Engenharia Biomédica pela UNIBRASIL e é professor efetivo da UESPI.

Atuou na coordenação do curso de Medicina da Uespi em 2014 e na direção do Centro de Ciências da Saúde no período de janeiro de 2015 a novembro de 2021. O professor também foi o fundador das residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular do HGV, onde é supervisor do programa de Cirurgia Vascular.

Ele acrescenta que a nova reitoria está animada em agir em prol de uma universidade melhor no próximo quadriênio. “A UESPI tem uma relevância imensa no estado do Piauí. Nossa universidade é responsável por formar profissionais que fomentam o crescimento do nosso estado, diante disso, torna-se essencial que trabalhemos arduamente para que nossas propostas. Estamos com forças renovadas para continuar um grande trabalho para com a instituição”, fala o professor.

Ouça o áudio do vice-reitor eleito:

Você pode acompanhar a solenidade através do link a seguir:

Medidas de segurança contra Covid-19

Por conta da pandemia Covid-19, a capacidade dos espaços da realização do evento no campus de Picos serão reduzidos pela metade, assim, será possível manter o distanciamento entre os convidados.

No auditório, somente 100 pessoas poderão participar entre os convidados dos eleitos, Conselheiros da UESPI, comitiva do Governo do Estado e outras autoridades. Os demais convidados poderão acompanhar a retransmissão da solenidade presencialmente direto da quadra do campus, pois o local será preparado para receber todos os interessados.

Para adentrar no campus de Picos e participar da solenidade, todos os convidados precisarão comprovar a vacinação contra a Covid-19. Tal medida está em obediência  ao Decreto nº 20.290, de 28 de novembro de 2021.

 

Fonte: Ascom