O coordenador regional do PRO Piauí na região do Vale do Guaribas, o Araujinho, esteve na região do Vale do Itaim nesta quarta-feira (06), cumprindo agenda ao lado do coordenador geral do programa e secretário de fazenda, Rafael Fontelles. A comitiva esteve presente nas cidades de Acauã, Paulistana e Betânia do Piauí.

Ao lado de Rafael, estiveram presentes ainda o ex-governador do estado, Wilson Martins; os deputados Lima (PT), João de Deus (PT) e Georgiano (PSD); os prefeitos de Acauã e Paulistana, Paulo Sérgio e Joaquim da Farmácia; o ex-prefeito de Betânia, Zé Filho; além de vereadores e lideranças locais.

A agenda iniciou na cidade de Acauã, onde o coordenador geral do PRO Piauí entregou aos alunos da rede estadual de ensino, tablets que auxiliarão nos estudos nesse momento de pandemia. Além disso, foram autorizadas a reforma e ampliação da Unidade Escolar Antônio Rodrigues Filho, que deverá se adequar ao novo padrão das escolas estaduais; a criação de um pólo da Universidade Aberta (UAPI) no município, ofertando vagas para o curso de administração; bem como a autorização de novos investimentos em mobilidade urbana com a pavimentação asfáltica e poliédrica de ruas da cidade que facilitarão a vida dos moradores.

Em Paulistana, Rafael entregou a reforma de melhoria e construção das arquibancadas do estádio Evaldão, proporcionando mais esporte e lazer para os atletas, jovens e população em geral. Além disso, autorizou a reforma dos CETI Paulistana e Lucinete Santana da Silva; e das Unidades Escolares Raimundo de Lima e Francinete Santana; e fez a entrega de tablets para alunos da rede estadual de ensino. Na parte da infraestrutura, o coordenador geral do PRO Piauí assinou termos de serviços importantes, como obras de mobilidade urbana, a construção de um viaduto, a reforma do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e a melhoria na rede de abastecimento de água do município.

O último compromisso da agenda foi em Betânia do Piauí, com a visita ao projeto Viva Semiárido, que abastece a população com recursos hídricos, água potável e possibilita ainda a plantação da palma forrageira, utilizada na alimentação de animais da região. Na Unidade Escolar Professor Francisco José Tibúrcio, foram entregues tablets aos alunos do ensino médio e autorizada a reforma da escola, além de novas obras de mobilidade urbana que beneficiarão os betanhenses. Além disso, Rafael Fontelles autorizou ainda a construção do primeiro frigorífico que deverá atender a ASCOBETANIA (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Betânia do Piauí), fortalecendo assim, a agricultura familiar.

O coordenador regional do PRO Piauí na região do Vale do Guaribas destacou a agenda positiva realizada nas cidades visitadas. Segundo ele, “é mais uma agenda do PRO Piauí na estrada que foi cumprida com êxito. A receptividade e a acolhida das pessoas em cada lugar que chegamos é a certeza de que estamos no caminho certo. O PRO Piauí veio para revolucionar o nosso estado e os 224 municípios existentes. É um salto em crescimento, desenvolvimento e progresso. Já mudou a vida de muitas pessoas e continuará mudando. Paulistana, Acauã e Betânia hoje são prova disto. Irão receber mais asfalto e calçamento, reforma de escolas, projeto para a agricultura familiar, sem contar no que já foi entregue, proporcionando mais educação, mobilidade urbana e esporte e lazer para a população. Ficamos felizes com o que vimos na região hoje e seguimos com o compromisso de fazer muito mais pela região e pelo nosso estado”, falou Araujinho.

 

Fonte: Ascom