A Universidade Aberta do Piauí, ligado ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI), teve mais 10 mil candidatos interessados e 9.605 concluíram a inscrição para ingresso no curso de Graduação de Bacharelado em Administração – etapa 3. O número de inscrições é o maior entre os processos seletivos já realizados pela UAPI.
De acordo com a coordenadora adjunta da UAPI, Luciana Saraiva, devido à qualidade do ensino das duas outras etapas (1 e 2) da UAPI, os municípios que serão atendidos pela etapa 3 estão ansiosos pela implementação da instituição em suas regiões.
“Os alunos da UAPI, mesmo sem terminar o curso, já conseguem implementar saberes nos seus ofícios e muito deles já impactam financeiramente suas famílias e as localidades em que moram desenvolvendo ações de empreendedorismo, o reconhecimento da comunidade tem sido um parâmetro de incentivo para que outras pessoas busquem o ensino superior pela UAPI”, ressalta a coordenadora adjunta.
Segundo o professor Arnaldo Silva Brito, atual coordenador pedagógico da UAPI, o desafio de universalizar a educação superior pública no Estado do Piauí, e fazer com que todos os 224 municípios tenham pelo menos uma Instituição de Ensino Superior Pública atuando naquele município, foi dividido em três etapas.
“Na primeira além da formatação do curso que viesse atender as demandas da sociedade, onde na ocasião foi determinado o Curso de Bacharelado em Administração, houve todo o trabalho de aprovação da UAPI junto a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), para habilitar os municípios participantes deste projeto. A necessidade e o sucesso da UAPI já foi comprovado logo após o lançamento do primeiro vestibular, em 14 de junho de 2017, com a expressiva procura pela 3.000 vagas ofertadas ao longo de todos o Estado. Seguindo firme nesse objetivo de universalizar a educação superior no Estado, tivemos em 2018 o lançando da segunda etapa da UAPI, onde na ocasião mais 60 municípios foram contemplados. Agora, mesmo enfrentando um momento de grande adversidade causado pela pandemia, com a terceira etapa da UAPI o Piauí ofertará ensino superior público de qualidade em todos os seus 224 municípios. A Educação tem o poder de alavancar a qualidade de vida de uma população e com a UAPI atuando em todo o Piauí, em breve, o Estado colherá os frutos desse projeto grandioso e desafiador”, explica o docente.
-Wall Ferraz
Meio Norte