Início Colunas Panorama: Oposição quer investigar boletos vencidos deixados por Padre Walmir

Panorama: Oposição quer investigar boletos vencidos deixados por Padre Walmir

Cinco dos sete vereadores que integram a bancada de oposição na Câmara Municipal de Picos se reuniram para discutir um possível pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa Legislativa. O objetivo da CPI seria investigar a suspeita de que a gestão anterior teria jogado no colo da atual um montante de aproximadamente 20 milhões em boletos vencidos.

O Que é Que Há?

Segundo um ex-integrante do extinto núcleo duro da gestão passada, caso a comissão seja instalada, haverá membro da bancada oposicionista que poderá ter papel duplo na CPI. De acordo com ele, alguns parlamentares poderão passar de investigadores a investigados. Será o que ele quis dizer mesmo? Vale lembrar que parte deles foram, por bom período, aliados do então prefeito.

Só assistindo

Ao que tudo indica, a suplente de deputada Belê Medeiros (Progressistas) não está mesmo fazendo parte da intimidade do governo do prefeito Gil Paraibano. Recentemente o gestor foi recebido pelo governador Wellington Dias (PT) no palácio de Karnak, e a deputada em exercício não apareceu na foto. Pelo visto ela não integrou a comitiva que contou com o deputado Nerinho e a vice-prefeita Xandú Néri e do secretário de Saúde Aldo Gil,.

Barrados no baile

Se de fato isso estiver ocorrendo, são dois sobrinhos de Paraibano que tiveram participação importante nos outros dois mandatos do progressistas. Além de Belê, o ex-vereador Diógenes Medeiros. O ex-parlamentar, por sinal, sacudiu as sandálias do terreiro progressistas ainda na campanha eleitoral do ano passado, quando declarou apoio ao empresário Araujinho (PT), principal concorrente do titio.

Procurando abrigo

Deputado Nerinho Foto: Edson Costa

O deputado Nerinho (PTB), que certamente irá procurar abrigo em outra legenda para tentar permanecer com sua cadeira na Assembleia Legislativa, disse que quer voar com o bando do Partido dos Trabalhadores. Segundo Nerinho, ele vem conversando com os deputados da legenda e acredita que não haverá empecilhos para bater asas com o coletivo petista. Resta saber se irão voar em forma de “V”, como fazem os gansos.

Um passo a mais

Foto: Reprodução

Os palpiteiros já começaram a fazer suas projeções em relação aos deputados estaduais da cidade de Picos para a eleição de 2022. Segundo um deles, o deputado o Pablo Santos, que nos últimos pleitos recebeu menos votos na Capital do Mel, no próximo irá passar à lanterna, resta saber para qual dos outros concorrentes.

Ganhando eco

Parece que está ganhado corpo um pequeno coral surgido na capelinha do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder municipal picoense, que vem ecoando o nome do secretário de Saúde Aldo Gil, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem. Mas por enquanto nem o gestor, e muito menos o comandante do palácio, assumem de forma pública essa possibilidade.

O Meireles de Gil 

Foto: Assis Santos

O secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Marcos Buriti, parece que vem agradando o prefeito Gil Paraibano. Mesmo em um momento de recessão na economia, o secretário vem conseguindo fazer o meio termo. O secretário está conseguindo arrecadar os recursos, que segundo as más línguas, na gestão anterior tinha outro destino, e não os cofres da municipalidade.

Disposto

Foto: Assis Santos

O policial rodoviário federal, o empresário e político, Sebastião Nobre Guimarães Junior (PSD), está se articulando para participar ativamente da política no pleito vindouro. Nobre afirmou que sua família está unida e irá votar e trabalhar para o mesmo candidato a deputado federal, que poderá vir a ser o próprio Júnior. Segundo ele, o seu nome vai ficar à disposição do partido, e essa possibilidade não está descartada.

Fazem o caminho 

Foto: Edson Costa

O deputado estadual Francisco Costa (PT) visitou vários municípios da região de Picos. O parlamentar herdou quase todos os redutos eleitorais do deputado Assis Carvalho “In Memoriam“. Segundo o petista, o legado deixado pelo parlamentar será de fundamental importância no seu projeto de conquistar uma vaga na Câmara Feral na eleição do ano que vem.

Marcou Presença 

Foto: Ccom

Quem também visitou a região foi a deputada federal Marina Santos, ela foi recebida no Palácio Coelho Rodrigues, pelo prefeito Gil, a vice prefeita Xandú Néri e os secretários Aldo Gil (Saúde) e Tássio Luz (Esporte). O objetivo da visita foi tratar sobre as emendas parlamentares destinadas pela deputada para a Capital do Mel.

Angu de caroço a vista

Imagem Ilustrativa

Em pelo menos dois municípios da região, é dado como certo um grande angu de caroço entre o prefeito e seu vice na eleição do ano que vem. Eles irão votar em deputados diferentes, mas o mungunzá para atrair o leitor será tirado da mesma panela, e como os prefeitos são quem estão com a concha nas mãos, poderão colocar obstáculo para que seus vices retirem uma buracada para agradar seus correligionários.

Não se abateu

Foto: Ascom

Quem apostava que o ingresso do empresário Josafá Marques (PT) na política seria apenas uma aventura, se enganou. Mesmo não obtendo êxito na eleição do ano passado, quando disputou a prefeitura do município de São Luís do Piauí, ele não se abateu. O empresário continua determinado em buscar melhorias para o município. Recentemente Josafá esteve em Teresina. Acompanhado do presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Assis Silva, eles foram recebidos pelo deputado estadual João de Deus e a deputada federal, Rejane Dias, ambos do PT. Através da atuação do petista, o município são-luizense já recebeu diversas obras.