A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, a partir desta terça-feira (1º), passará a atender gestantes com o perfil de médio e alto risco. Até o dia 1º de agosto, a maternidade acolherá, orientará e referenciará as gestantes que procurarem a maternidade por demanda espontânea.

A maternidade já é referência para o atendimento de gestantes de alto risco e, uma superlotação na unidade ocasionada pela chegada de pacientes não regulados pela rede estadual, pode causar prejuízo para os atendimentos de média e alta complexidade atendidos pela unidade.

“Esse é um trabalho de reorganização da rede de acesso às gestantes no Piauí. Esse processo vai otimizar o atendimento das gestantes não somente na Maternidade Evangelina Rosa como no entorno da região entre rios. Queremos um atendimento mais humanizado em toda a região entre rios, iremos hierarquizar a rede, atendendo um fluxo das gestantes da forma mais adequada”, disse o superintendente de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi, Jefferson Campelo.

Conforme a secretaria, a medida ajudará a reforçar o papel dos municípios em qualificar suas ações do pré-natal, os pontos de atenção e referenciação de pacientes, de acordo com o que é definido no processo de regulação estadual.

G1 PI