Início Colunas Panorama: Junto com a tinta da caneta se foram parte dos amigos...

Panorama: Junto com a tinta da caneta se foram parte dos amigos de Padre Walmir

Foto: Ascom PMP

Passados cinco meses após deixar o Palácio Coelho Rodrigues, o ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido) anda mais difícil de ser visto do que encontrar um local que venda badalo para sino de igreja e bainha para foice.

Abandonado

Segundo notícias publicadas no tabloide “Buxixo News”, o ex-gestor anda meio que desprezado por parte dos integrantes do seu antigo núcleo duro. Dizem que até um balão o religioso levou de alguns membros do comité quando este foi extinto. Pelo visto a amizade funcionava à base da tinta da caneta.

Sem aliados 

Ainda segundo o noticioso, até mesmo aqueles que mantinham PPPs com o ex-mandatário e tiveram lucros fabulosos em seus empreendimentos, estão virando as costas para o religioso. Walmir Lima tinha pretensão de concorrer a uma vaga na Câmara Federal, mas de acordo com o editorial do periódico, caso ele mantenha essa performance, é bem provável que não consiga mesmo quem tope entregar seus santinhos no período da campanha eleitoral.

Perda

Foto: Ascom Câmara

A cidade de Picos perdeu no último dia (26) um grande estadista, um homem público da maior qualidade, que exerceu a política com competência, honestidade e dedicação. Eu perdi um amigo, com quem tive a honra de conviver por 20 anos. Carlos Luís Nunes de Barros, um dos incentivadores de meu ingresso na comunicação. Falar dele é referir-se a um homem público de caráter inabalável, de honradez imensurável e de uma paciência inesgotável. No parlamento picoense, levou qualidade incalculável, sempre levantou temas importantes para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes para serem debatidos na casa do povo.

Perda II

Foto: Reprodução

A Capital do Mel perdeu um pouco de cor e riso com a morte do ator Sávio Barão. Com uma simplicidade ímpar, foi um grande ativista cultural responsável pela difusão do teatro em Picos, Simões e Oeiras. Sávio foi uma pessoa que levou um significado para a vida dos amigos dele. É indiscutível! Ele fez o que uma pessoa que ama a vida faz, deixar alegria, positividade, sinceridade e honestidade, além de um trabalho que foi o responsável por incentivar e abrir portas para muitas pessoas no campo da arte e da cultura picoense.

Entrou pro rol

Foto: Assis Santos

A fotografia do ex-presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Hugo Victor (MDB), o qual presidiu a Casa Legislativa por quatro mandatos consecutivos, foi incluída no rol dos presidentes do legislativo picoense. Exímio articulador o emedebista, Hugo Victor foi um bom jogador, deixava os colegas em condição de marcar o gol e não dava caneladas nos adversários.

Estranho

Foto: Reprodução

A coluna antecipou que vários prefeitos da região de Picos não compareceria ao lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado do Piauí, do senador Ciro Nogueira (Progressistas). Pois não é que vários deles, de fato, não foram. E aí, o que será que aconteceu? Os gestores esqueceram a data, ou erraram o caminho da capital?

O despertar

Tem sido comum ouvir de eleitores picoenses que não é interessante votar em um candidato a deputado federal de outra região. Eles sempre colocam como exemplo a cidade de Oeiras, que teve o deputado Assis Carvalho (in memoriam), que com muita garra defendeu os interesses da região oeirense na Capital Federal. A luta de Carvalho em defesa do seu povo sempre foi reconhecida até mesmo por seus ferrenhos adversários.

Apagada

A região de Picos até conta com um represente na Câmara Federal, a deputada Marina Santos, natural do município de Francisco Santos. Ela até que tem destinado emendas parlamentares para alguns municípios, mas a atuação da deputada é vista como apagada para muita gente. Quem sabe seja falha na estratégia de divulgação das ações, e a parlamentar ainda não tenha se dado conta disso ainda.

Fazendo o caminho

Foto: Arquivo Pessoal

O médico Gutemberg Rocha (MDB) esteve recentemente cumprindo uma extensa agenda em Teresina. Na capital piauiense, Rocha além de fazer articulações políticas, também tratou de melhorias, sobretudo, na área de saúde para o município de Picos. E parece que o homem trouxe na bagagem algumas incumbências dadas por sua excelência.

Na direita  

Foto: Arquivo Pessoal

Defensor das bandeiras defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), o empresário e político Junior Nobre (PSD) participou do ato em defesa do governo no primeiro de maio, que aconteceu em todas as capitas e em várias cidades do país. Como estava em São Paulo na data, Nobre foi para Avenida Paulista acompanhado de lideranças políticas que também defendem o governo central.

Não é bem assim

Foto: José Maria de Barros

O vereador Wellington Dantas (PT) informou a este colunista que até o momento não tem compromisso com nenhum candidato a deputado estadual para o pleito do próximo ano como informou a coluna na edição anterior. Segundo W.D quando isso acontecer, será discutido com meus apoiadores e com o partido, que quer que eu seja candidato a deputado Estadual

Deu a dica

Foto: Luciana Santos

A vereadora Valdívia Santos (PT) disse durante seu discurso na Câmara Municipal, na última sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (06), que o secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, deve ser chamado de multi-secretário. A parlamentar declarou que como o gestor está à frente das demandas de terra, asfalto e água, que assuma também o serviço de iluminação pública e use sua varinha de condão para tirar a cidade da escuridão.