Início Destaque Picos recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e articula imunização...

Picos recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e articula imunização para idosos de 75 a 79 anos

Aldo Gil concedeu entrevista coletiva ao lado da coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Ascom PMP)

O município de Picos recebeu 4.259 doses da vacina contra a Covid-19 para a primeira dose do público-alvo desta etapa, que são idosos com idade de 75 a 79 anos, que devem receber o imunizante ao longo desta semana, foi o que garantiu o secretário municipal de Saúde, Aldo Gil.

De acordo com o gestor, a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, é insuficiente para atender aos grupos inclusos nesta etapa. Segundo ele, a pasta se baseou em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2010.

“Nós estamos tendo um problema de defasagem de doses para os públicos-alvo que já passaram. Nós já fizemos um relatório nominal, nossa equipe de atenção básica já fez um levantamento para enviarmos para o Ministério da Saúde, estamos enviando hoje. Também vamos enviar para a SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde), para estarmos solucionando esse problema. O Ministério da Saúde tomou por base o último senso do IBGE de 2010, e esse senso está totalmente defasado. Se você pegar à título de exemplo, um idoso que há dez anos tinha 65 anos, hoje ele tem 75, então ele já está em outro grupo de público-alvo”, explicou.

O secretário falou que por conta dessa contagem com dados defasados, muitos idosos, que pertencem a outros grupos prioritários, ficaram sem vacina. Ele disse também que já foi enviada a relação atualizada dos grupos que ainda estão inclusos na vacinação.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, explicou como está sendo articulada a vacinação contra a covid-19 no município.

“A vacinação está acontecendo por ordem de chegada, através de senhas. Quando a pessoa pega sua senha, e ela se enquadra no público-alvo a ser vacinado naquele dia, a sua vacina está garantida. Nós temos também a vacinação à domicílio, que é feita para aqueles idosos acamados e domiciliados”, disse.

Mariana Fontes acrescentou que para não gerar aglomeração nos locais de vacinação – as unidades básicas de saúde- , a equipe da Saúde do município descentralizou a imunização e incluiu algumas escolas para acomodar os idosos.

CONFIRA AS ENTREVISTAS

ALDO GIL

MARIANA FONTES