Início Destaque Autocuidado é a principal arma contra a disseminação do coronavírus, diz dr....

Autocuidado é a principal arma contra a disseminação do coronavírus, diz dr. Leonardo Maia

Médico Leonardo Maia

A COVID-19 é uma doença viral infecciosa que pode progredir para casos inflamatórios mais graves. Como ainda não existe um medicamento específico para combater o vírus SARS-CoV-2, o tratamento hospitalar consiste em lidar com os vários sintomas da infecção e dar suporte respiratório aos pacientes, se necessário.

Nós estamos vendo um aumento consistente de casos em todo país, e segundo o médico endocrinologista, mestre e doutorando em Saúde Coletiva, Leonardo Maia, a principal arma contra a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, é o auto cuidado.

Maia destaca que o isolamento social ainda é necessário, embora a maioria das pessoas já estejam saturadas do isolamento social. O médico falou também da necessidade da higienização das mãos e o uso de máscaras para reduzir o número de infecções.

“A gente tem que ter a ideia de que o prefeito, o governador, o presidente não é o culpado se eu me infectar, se eu me infectar, fui eu que me expus a uma situação”, disse Maia, ratificando a importância de cada cidadão fazer a sua parte em sair apenas em casos específicos.

O profissional de saúde falou ainda sobre o crescente número de jovens infectados e a importância da vacina.

Confira a entrevista em podcast com o doutor Leonardo Maia