O Piauí recebeu, na tarde desta quarta-feira (10), um lote de 36 mil doses da vacina Coronavac para imunização contra a Covid-19. Os imunizantes serão usados para dar início à vacinação do grupo de 75 a 79 anos e dar continuidade ao grupo de trabalhadores da saúde e o de 80 a 84 anos.
“O Piauí inicia a faixa etária de 75 a 79 anos, continuamos evoluindo no nosso plano de vacinação, mas precisamos da consciência de todos para que possamos sair deste momento”, informou o superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a nova remessa vai contemplar:
1,5% dos trabalhadores de saúde;
30% das pessoas de 80 a 84 anos;
13% das pessoas de 75 a 79 anos acamadas;
Com o novo lote, o Piauí deve alcançar a imunização de 70% do público de 80 a 84 anos e a 82,8% dos trabalhadores da saúde.
Até o momento, 98.037 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 26.994 a segunda dose. Entretanto, o superintendente reforçou a importância das medidas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus, visto que o país inteiro vive uma situação de colapso nacional do sistema de saúde.
“Estamos enfrentando um dos piores momentos da pandemia. Já de longe, nossos números ultrapassam o mês de maio, quando tivemos o início da primeira onda. O que quero dizer é que devemos continuar a seguir todas as medidas. Mais do que nunca, nossa população precisa ter consciência social, não só com a sua saúde, mas com a saúde do próximo”, pediu.
G1 PI