A justiça do Piauí acatou o pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI) e determinou a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí. Conforme a decisão, o estado deve voltar a ter 335 leitos para pacientes com Covid-19. Atualmente, o Piauí possui 252 leitos.

Procuradas pelo G1, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que não foi notificada e responderá nos atos do processo. Já o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, disse que, atualmente, o Piauí possui mais leitos do que possuía no ano passado.

“Quando comparamos o número de leitos de UTI públicos que temos no Piauí, temos 211 leitos nos hospitais estaduais. Quando nós olhamos para o nosso relatório diário, o maior número de leitos que tivemos no ano passado foi no dia 5 de agosto de 2020, quando tínhamos 200 leitos. Dessa forma, é fácil concluir que há mais leitos à disposição de terapia intensiva para pacientes com Covid-19”, comentou.

Para o juiz Aderson Antônio Brito, as medidas restritivas impostas pelo Governo do Piauí não são suficientes para conter o avanço da pandemia e que o momento pede a criação de novos leitos.

“É dever do Estado, diante do pânico instalado na população, adotar todas as medidas necessárias para disponibilizar a população um sistema de saúde apropriado para enfrentamento da pandemia”, informou o magistrado.

A ação pede ainda que os leitos permaneçam ativos enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia. O intuito é diminuir a sobrecarga no atual quadro de ocupação e esgotamento da rede de saúde do Piauí.

G1 PI