Início Firme Panorama: Está chegando a hora do início das batalhas na Câmara Municipal

Panorama: Está chegando a hora do início das batalhas na Câmara Municipal

A abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Picos ocorrerá na próxima quinta-feira (04), ocasião em que os parlamentares receberão para a leitura de sua mensagem anual o prefeito Gil Paraibano (Progressistas).

Será se vai?

A pergunta que corre nos bastidores da política local é se o prefeito Gil irá comparecer pessoalmente ou apenas enviará a mensagem pelo líder do seu governo, que deverá ser escolhido até lá.

Será se vão?

A segunda pergunta que está deixando os adversários do prefeito inquietos é se alguns aliados ao progressistas que ainda não conseguiram uma boquinha, vão lhe acompanhar na ida ao legislativo.

Sortudo

Há lideranças ligadas ao palácio Coelho Rodrigues que já estão com uma pulga atrás da orelha com o prefeito Gil Paraibano. Eles asseguram que o atual gestor está sendo mais do que generoso com o ex-Prefeito, Pe. Walmir. Paraibano começou a pagar parte das inúmeras contas deixadas pelo agora religioso. Ao que tudo indica tem gente que entende que o gestor deveria enviar a fatura para seu antecessor quitar os débitos.

Paciência

Mas, os assessores mais próximos de paraibano, asseguram que o mandato do progressista começará para valer a partir do mês, de março. Já os opositores, questionam: e até lá quem vai governar?

Destaque

No primeiro mês da gestão do prefeito Gil Paraibano, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcos Buriti, é um dos auxiliares do gestor que mais tem se destacado. Buriti tem demostrado ter excelente capacidade de diálogo e vem recebendo elogios de diversos setores do seguimento comercial. E segundo os comentários surgidos nos corredores palacianos, o seu trabalho está sendo elogiado também pelo chefe maior do palacete.

Posições definidas

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Picos, os vereadores definiram as comissões permanentes da Casa Legislativa para o biênio 2021-2023. Todos os vereadores com assento parlamento picoense presidem ou integram uma comissão. Teve um frequentador das sessões do legislativo ventilou sugerir ao presidente da Mesa Diretora criar uma representação a mais. De acordo como seria a da trairagem, ele ainda elencou alguns nomes que integrariam tal comissão.

Nova Missão

O empresário Araujinho assumiu a coordenação regional do programa PRO Piauí – Plano de Retomada das Atividades Econômicas. O programa de obras que já está em curso e logo deverá ser implementado na macrorregião de Picos, compreenderá 42 municípios piauienses pertencentes as regiões dos vales do Guaribas e Canindé. O Executivo já esteve reunido com alguns prefeitos onde trataram de ações que serão desenvolvidas nas cidades, por estes, geridas. Os prefeitos têm demostrado satisfação com a forma que estão sendo recebidos pelo coordenador.

Função invertida

Segundo notícias divulgadas pela Rádio “Calçada”, tem um município da região de Picos que a prefeita exerce a função errada. Lá, dizem que a gestora mais parece uma chefe de gabinete, até mesmo para saber o horário de começar e o de encerrar o expediente tem que consultar o ex-prefeito, que é seu padrinho político.

No lugar certo

Foto: Tico Araújo

Em Itainópolis o prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos), nomeou para a secretaria de Agricultura o jovem Isidoro Luiz. Ele é filho do ex-vereador Luís Balbino e sobrinho do vice-prefeito João Batista. O secretário tem uma forte ligação com os agricultores devido sua atuação nos movimentos popular e sindical. O gestor tem tudo para desenvolver um excelente trabalho.

Arroz entre os dedos 

Foto: Picos 40 Graus

A promessa dos parlamentares da bancada oposicionista em Santana do Piauí é de fazer uma oposição responsável e mais consistente. Pelo visto, os vereadores Ismael Borges, Elenilsa Gabriel e Deuzim, estes, do PSD, irão ser como arroz cozido entre os dedos da prefeita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas).