Início Destaque Panorama: Os primeiros gargalos enfrentados por Gil Paraibano

Panorama: Os primeiros gargalos enfrentados por Gil Paraibano

Deu o recado

O prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), teve de dar a primeira satisfação aos servidores municipais. Os funcionários quiseram saber do gestor qual será sua posição em relação ao salário do mês de dezembro que seu antecessor, Padre Walmir Lima (Sem Partido), deixou de pagar.

Paciência

O gestor reconhece o débito, mas já adiantou que o administrador anterior não deixou recursos suficientes para que ele possa fazer o pagamento nesse momento. Pelo visto, o ditado popular será aplicado à situação: município deve e não nega, porem pagará quando puder.

Conta que não fecha  

Foto: Imagem Ilustrativa

Segundo fontes palacianas, talvez nem o renomado matemático Oswald de Souza seria capaz de fechar as contas das planilhas deixadas pelo ex-prefeito de Picos, Padre Walmir Lima. Pelo visto, matéria de cálculo nunca foi o forte do agora só padre.

Primeira mexida

O prefeito Gil Paraibano fez a primeira substituição em seu time. O suplente de vereador, Severino Luz (PTB), que estava ocupando a Secretaria de Esporte e Lazer, deu lugar ao seu filho Tasso Rômulo Luz. A troca ocorreu por opção do próprio Severino, que optou por ficar na Fundação Nacional de Saúde, onde é servidor de carreira.

Como será?

E por falar nisso, é grande a expectativa para a abertura do ano legislativo na Capital do Mel. Os curiosos estão querendo ver como irã se comportar alguns vereadores da futura bancada de oposição. Há rumores de que vereadores do grupo oposicionista não estão dispostos a pegar pesado com a atual gestão. O motivo é que estes vão esperar a roda girar, e o que comentam é que de repente, sei não, mas sei lá, se alguém não gira com a roda.

Quem será o escolhido?

As especulações nos bastidores da política picoense já começaram. O que já querem saber é quem será o escolhido pelo prefeito Gil Paraibano, para liderar a bancada governista na Câmara Municipal. Quem arisca um palpite?

O homem do cofre

Foto: José Maria de Barros

O ex-prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus (PTB), foi nomeado pelo prefeito Bil de Deus (PTB) para ocupar a Secretaria de Administração e Finanças do município. Dizem que lá o ex-gestor continuará dando as cartas e o grau de autonomia do atual , será abaixo de zero. Será mesmo?

Barrados no Baile

Foto: Diário GM

Em Massapé do Piauí os vereadores Gracias Leite, Oséas Gomes e Josuene Santos, que integram a bancada de oposição denunciaram que foram impedidos de exercer o direito a eles atribuído. Os parlamentares asseguram que foram impedidos de fiscalizar o serviço prestado em uma Unidade Básica de Saúde do Município. Em sendo verdadeira a versão dos legisladores, o clima no vizinho município parece que ainda não voltou à normalidade do pós-eleição.

Na Madrugada

Foto: Luciana Santos

O secretário Municipal Serviços Públicos, Dedé Monteiros, que começou a fazer a limpeza da cidade antes mesmo de receber a portaria, pelo menos nesse primeiro momento, tem mostrado disposição. Adotando o ditado popular de que Deus ajuda quem cedo madruga, o gestor está percorrendo a cidade antes do cantar do galo. A ideia do secretário é atestar a qualidade do serviço de coleta de lixo feito no período noturno.

Incomodados

Antigos servidores da Prefeitura Municipal de Picos que não seguiram politicamente o ex-gestor e foram xotados de seus cargos, parecem que andam incomodados com aquelas pessoas que votaram no prefeito Gil Paraibano, e ainda não foram acomodados na atual gestão. Tem deles que na hora que encontra outras pessoas ligadas ao grupo governista, esquecem até de cumprimentá-los e já vão logo indagando se já foi lotado, e onde.

Cambita a vista

Tem alguns da região de Picos que os acordos políticos firmados durante a campanha podem não serem cumpridos. A projeção é que várias lideranças políticas estão prestes a levarem uma tremenda cambita.