Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) aponta que o estado passará por uma segunda onda da Covid-19 durante as festas de fim de ano. O estudo foi feito com base em projeções do Projeto de pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da instituição de ensino superior.
O coordenador do estudo, professor Dr. Jefferson Leite, explicou que a taxa de reprodutividade da doença no Piauí está na marca de 1,2. O recomendado, para garantir o controle da pandemia, é abaixo de 1.
“Estamos, no Piauí, no início da segunda onda com o número de casos por dia próximo a 700, lembrando que o pico da primeira onda possuía 1100 casos diários”, disse o professor.
Segundo o professor, a capital tem tido registros estáveis, mas a perspectiva é de que haja um aumento de casos nos próximos dias em Teresina.
Por isso, ele afirma que existe a necessidade de um reforço nos cuidados com o distanciamento e nas medidas protetivas, como uso de álcool em gel e máscara.
No boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na noite de quarta-feira (16) o Piauí registrou 654 casos confirmados e seis óbitos pela Covid-19 em relação ao comunicado na terça (15).
Até a noite de quarta (16), os casos confirmados no estado somavam 136.423, distribuídos em todos os municípios piauienses, e os óbitos totalizavam 2.749, registrados em 198 municípios.
G1