Início Colunas Panorama: Os restos a pagar da eleição em Picos

Panorama: Os restos a pagar da eleição em Picos

As sessões da Câmara Municipal de Picos, pós eleições, vêm ocorrendo um fato bastante interessante. É que muitos cabos eleitorais têm se aglomerado em longas filas na porta dos gabinetes de alguns vereadores. Segundo um auditor independe, que costuma frequentar as reuniões do parlamento picoense, ‘restos a pagar’ foi o motivo da aglomeração.

Querem ver briga 

Alguns dos vereadores que foram eleitos no palanque do empresário Araujinho (PT), que parecem que até fizeram promessa para que haja um arranca-rabo na futura base do prefeito eleito Gil Paraibano, na escolha do candidato à presidência da Câmara Municipal. Caso isso ocorra e a nova Mesa Diretora seja formada com a participação de parlamentares da oposição, ameniza um pouquinho aqueles que na próxima legislatura irão fazer parte do bloco dos descamisados.

Black Friday

Segundo um observador da cena política picoense, embora não demonstrem publicamente no bloco da futura oposição ao prefeito Gil Paraibano, já foi lançada a Black Friday. Mas parece que o próximo núcleo duro que comandará o Palácio Coelho Rodrigues já está atento a possíveis aquisições. Dizem que pelo menos três nomes já foram descartados, o motivo é que são considerados produtos piratas.

Consolo

A vitória de Dr Pessoa, prefeito eleito de Teresina no último domingo (29), parece ter servido de consolo para os petistas, emedebistas e demais aliados no município de Picos. Os integrantes destas siglas ficaram animados com a derrota do senador Ciro Nogueira na capital. Para estes, o resultado da eleição irá conter a euforia da onda azul para o pleito de 2022.

Promessa

O vereador Chaguinha (PTB) afirmou em recente entrevista, que se chegar a presidir Câmara Municipal de Picos, irá propor o fim da reeleição para a presidência do legislativo picoense. O petebista defende a alternância no poder e que um mandato é suficiente para um presidente imprimir sua marca.

Promessa II

Outro vereador cotado para presidir o legislativo local, Filomeno Portela (Progressistas), foi na mesma linha e prometeu que caso chegue ao comando da Casa Legislativa, também proporá o fim da reeleição. Na visão de Filó, a recondução de presidentes no parlamento picoense foi criada, não como um projeto de inovação, mas sim para ser instrumento de perpetuação de poder.

Nada de novo

O que está sendo prometido pelos presidenciáveis já foi proposto em 2018 pelo vereador Carlos Luís Nunes (Progressistas). A matéria chegou a ser lida em plenário e enviada para as comissões a fim de receber parecer técnico. No projeto o parlamentar sugeria o mandato dos membros da Mesa Diretora por dois anos e ficaria vedada a reeleição para os mesmos cargos da mesa para o período subsequente ou de quem tenha assumido a presidência por mais de seis meses. A emenda proposta pelo parlamentar proibiria também a reeleição dos titulares da mesa para os mesmos cargos para legislaturas consecutivas dentre outras mudanças. Mas parece que a proposta não agradou o comando da Casa Legislativa e não foi levada adiante. Será se era antidemocrática?

Lugar para chamar de seu

A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será no próximo dia 9 e terá a reeleição do deputado estadual Temístocles Filho (MDB). O emedebista irá para o seu nono mandato de forma consecutiva, um recorde desde o fim do Estado Novo. Isso é ter um lugar para se chamar de seu.

Balão a vista

Um passarinho contou à coluna que há um vice-prefeito de um município da região de Picos, que não será surpresa se ele levar um tremendo balão. O político foi reeleito para o mesmo cargo, mas com outra cabeça de chapa e detém a indicação de uma importante pasta na atual gestão, mas ao que tudo indica, lá há uma turma bastante sedenta por cargos.  Ainda de acordo com a fonte, ao qual o substituto imediato do prefeito detém o controle possivelmente será destinado para um dos sedentos.

Um sonho a mais

Muitas são as especulações em torno do futuro secretariado do prefeito eleito de Picos, Gil Paraibano. Muitos estão sonhando com uma nomeação para o primeiro escalão. Mas conhecendo o estilo paraibano de governar, alguns destes vão ficar no sonho.

Em baixa

O resultado das eleições deste ano na região de Picos fez muitos políticos encerrarem a carreira em baixa. Alguns destes se consideram invencíveis nas urnas, mas amargaram humilhantes derrotas, possivelmente, nem no banco de reserva irão se sentarem no embate eleitoral de 2024.

Não sentiu

Em Itainópolis, o secretário parlamentar Fábio Dias (Podemos) não se incomodou com as presas da porca. Mesmo tendo sido o último colocado na disputa eleitoral, Dias continua trabalhando em busca de melhorias para o município. Sendo assim, quem sabe no próximo pleito ele melhora de posição no ranking eleitoral.