Início Firme Rivaldo Carvalho lidera disputa pela Prefeitura de Massapê do Piauí; veja números

Rivaldo Carvalho lidera disputa pela Prefeitura de Massapê do Piauí; veja números

O Instituto Census divulgou nesta quinta-feira, dia 08 de agosto, os números de uma pesquisa eleitoral realizada no município de Massapê do Piauí, onde dois candidatos disputam as eleições para o cargo de prefeito.

Conforme os dados, o candidato do grupo da situação, Rivaldo Carvalho (Progressistas), aparece na frente tanto na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, quanto na estimulada, quando são apontados os nomes de Rivaldo Carvalho e Dr. Wilton (MDB).

 

Rivaldo Carvalho
Dr. Wilton

Espontânea

Na espontânea, Rivaldo Carvalho aparece com 52,5% das intenções de votos. Dr. Wilton tem 37,81%. Dos entrevistados, 5,63% não sabem ou não quiseram opinar, e 4,06% votariam em branco ou nulo.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os nomes dos dois candidatos, Rivaldo Carvalho cresce na preferência do eleitorado e obtém 53,13%. O candidato da oposição, Dr. Wilton, se mantém com 37,81%. A diferença chega a 15,32%.

O número de eleitores que não quiseram responder caiu para 5%. Os votos brancos e nulos também se mantiveram em 4,06%.

Rejeição

O Instituto Censos sondou, também, a rejeição dos dois candidatos junto ao eleitorado do município de Massapê do Piauí. Com 46,25%, Dr. Wilton é o candidato a prefeito com o maior índice de rejeição perante o eleitor na eleição municipal deste ano, revelou a pesquisa.

Rivaldo Carvalho aparece com 33,13%. Não sabem ou não quiseram opinar sobre a rejeição somam 15,63%, e brancos e nulos são 5%.

Mudança de voto

A pesquisa apurou ainda a probabilidade do eleitor mudar seu voto. Dos entrevistados, 92,5% responderam que não mudariam mais seu voto até a eleição. Outros 5,31% responderam que ainda podem mudar. 2,19 não sabem ou não quiseram opinar.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Census no município de Massapê do Piauí nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, quando foram ouvidos 320 eleitores residentes na zona urbana e zona rural, e registrada no TSE sob número PI-05697/2020.

A pesquisa é feita por amostragem não aleatória, não probabilística por cota de sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar, situação do domicílio, bairros e povoados junto à população de 16 anos ou mais eleitor do município de Massapê do Piauí.

Na cidade, foram ouvidos eleitores nos dois bairros, Centro e Areia Branca. Na zona rural o levantamento percorreu 33 comunidades – Porteiras, Peixe, São Francisco, Gangorrinha, Lagoa Grande, Espinheiro, Caraíbas, Bentivi, Vilão de Baixo, Passagem, Canabrava, Vilão de Cima, Abóbora, Morro dos Cachorros, Chupeirinho, Bom Nome, Boa Vista, Juazeiro do Quitó, Baixa Branca, Gameleira, Angical 1, Angical 2, Inganzeira, Morro do Chapéu, Baixio do Deca, Barro Vermelho, Cabaceira, Várzea Grande, Tabuleiro das Melancias, Baixio Grande, Poço Redondo, Fraga e Bela Vista.

O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos.