Início Destaque Panorama: Dada largada da disputa ao Palácio Coelho Rodrigues

Panorama: Dada largada da disputa ao Palácio Coelho Rodrigues

Quatro partidos homologaram seus pré-candidatos para a disputa do Palácio Coelho Rodrigues. Apesar de não ser termômetro decisivo, as convenções deixaram a impressão de nebulosidade no processo.

Mal na fita

Foto: GP1

Nenhum dos pré-candidatos a prefeito de Picos querem associar suas campanhas à imagem do prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido). Segundo um observador da cena política, mesmo sem saber pilotar bem, o gestor poderá ainda influenciar na bandeirada final.

O grande negócio

Imagem ilustrativa

Uma pergunta tem sido feita em vários pontos da cidade de Picos. Como ficaram as PPPs que o prefeito Padre Walmir firmou com um megaempresário de renome nacional? É que o executivo resolveu apoiar o pré-candidato Araujinho (PT), na corrida ao Palácio Coelho Rodrigues. Segundo comentários, os investimentos vinham sendo rentáveis para ambos.

Empecilho

Enquanto os petistas querem distância do prefeito Walmir Lima, tem progressistas que dariam pulos de alegria se recebessem um aceno do mandatário. O grande empecilho para que isso ocorra, é um Zé no meio do caminho.

Calundu

Segundo um dos porteiros que trabalhou na convenção dos partidos que apoiam o empresário Araujinho (PT), teve um pré-candidato a vereador, que é tido como pavio curto, que deu um grande calundu. O postulante só queria discursar quando o governador Wellington Dias (PT) estivesse no palco.

Com o pé direito 

A pré-candidata a vereadora de Picos, Marilene Sousa, começa sua campanha com o pé direito. Ela ganhou um rojão de fogos-de-artifício durante a convenção. Os foguetes seriam para o pré-candidato Pedro da Coca, mas o responsável por ativar os explosivos cochilou, ou um cachimbo caiu, e o empresário falou no cerco e a detonação só ocorreu no discurso da comunista.

O juízo final  

Foto: Assis Santos

Por 14 votos a 7, os convencionais do PC do B barraram o nome do sobrinho do prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido), Ranieri Lima e também o de Francilene Antônia, esposa do secretário Obras, Reginaldo Osvaldo. Eles tentavam concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal pela legenda. Ambos ingressaram na justiça para tentar conseguir os registros de candidaturas, mas há quem diga que é um ato em vão, pois a segunda instância, “Osmar Júnior”, e a terceira, “W Dias”, estavam no julgamento e já deram o veredito final.

Apelou

Foto: José Maria de Barros

A suplente de vereadora Creuza Nunes (MDB) também teve seu nome barrado pelo partido. Ela também recorreu à justiça e teve o pedido postergado. Mais uma coisa é certa, independente do resultado, a política e toda sua família baterão a terra das sandálias e deixarão o terreno emedebista.

De volta ao passado

Foto: Assis Santos

Na convenção dos partidos que fecharam com o pré-candidato Gil Paraibano (Progressistas), seu companheiro de chapa, o ex-prefeito Zé Neri (PTB), fez uma viagem no tempo. O romeiro rezou, cantou benditos, chorou e pediu proteção ao seu padim padim Cícero, como nos velhos tempos.

Ferrados

Na maioria dos municípios da região de Picos, os pré-candidatos estão adotando a mesma tática. Os eleitores que lhes declaram apoio têm de fazer uma foto para ser postada nas redes sociais. Tal atitude seria para mostrar fidelidade do eleitor, ou é um ferro como se faz em animais?

Faltando Sal

Imagem ilustrativa

Em algumas cidades da região de Picos, onde tradicionais famílias mantiveram-se por muito tempo no poder e tentam voltar ao comando do município, estes estão estranhando a realidade. É que eles eram acostumados a fazer campanhas volumosas, mas parecem que estão tendo muita dificuldade, e o motivo é falta de sal.

Só de camarote

O vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho (PTB), ao que tudo indica não gosta mais de fazer política. O petebista tem evitado as rodas de conversa sobre o tema, e quando é provocado, ele tem sido mais liso que um muçum em um rio com muita lama.

Tudo seu

Foto: Picos 40 graus

O prefeito de Sussuapara, Edvardo Rocha, o Pé Trocado (Progressistas), irá concluir seu mandato sem ter sequer um parlamentar na bancada de oposição. O último a dizer amém para o gestor, foi o vereador José Pereira Neto, mais conhecido por “Zezinho de Urbano” (PSD). Além de compor com a gestão do progressista, Zezinho ainda irá votar e empunhar a bandeira do bioquímico Naerton Moura (Progressistas), que é o candidato da família Pé Trocado.