Início Destaque Panorama: O esquenta da sucessão picoense

Panorama: O esquenta da sucessão picoense

Foto: GP1

Não confiam

O Instinto Opinar divulgou nesta sexta-feira (04), uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Picos. A sondagem mostrou uma larga vantagem do pré-candidato Gil Paraibano (Progressistas), em relação ao segundo colocado, o empresário Araujinho. Mas todos os postulantes da corrida ao Palácio Coelho Rodrigues, garantem que a pesquisa não reflete a realidade. Enquanto isso, a turma da onda azul é só animação.

Confissões perigosas

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) jura de pés juntos que nunca houve tratativa política entre ele e o prefeito Padre Walmir Lima (PT), para um possível apoio à pré-candidatura do empresário Gil Paraibano. Mas, segundo algumas fontes, houve sim uma confissão e os pecados do parlamentar foram perdoados sem a necessidade de o senador pagar a penitência. Resta saber se houve a recomendação para o senador ir e não pecar mais.

Comemoraram         

Exata ou não a pesquisa, o certo é, segundo fontes da coluna, integrantes do que restou do núcleo duro do prefeito Padre Walmir Lima, comemoraram o resultado. Quem estaria por trás dessa comemoração, em?

Mais um que se foi

Mais um auxiliar do prefeito Walmir Lima (PT), entregou o boné. A coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Jovanna Cardoso, enviou uma carta de exoneração ao prefeito de Picos, José Walmir Lima. Segundo um jornalista da cidade, amigo deste colunista, pelo visto o gestor vai concluir seu mandato anunciando nos classificados de jornais ou até com uma faixa estendida no Palácio Coelho Rodrigues com o aviso “Há vagas para secretários”.

A dona do pedaço

Foto: José Maria de Barros

Em outros tempos, crítica ferrenha do prefeito Walmir Lima (PT), a suplente de vereadora Fátima Sá (PC do B), vive outro momento em sua trajetória política. A comunista chegou a ser indicada pelo prefeito para compor a chapa majoritária com pré-candidato Araujinho (PT), quando ele e o gestor ainda fumavam no mesmo cachimbo. Hoje a professora detém tamanho prestígio na atual gestão que não seria nenhum exagero – defini-la como “A dona do Pedaço”.

Dos livros para a terra

Além ter indicado o titular para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Fátima Sá foi recentemente nomeada para comandar a pasta da Agricultura na gestão do petista. Como até bem pouco tempo ela geria a Secretaria de Educação do vizinho município de Bocaina, onde o seu filho Erivelto Barros é prefeito, podemos dizer que a comunista saiu dos livros para a terra.

Chorando às paredes

Foto: Web Piauí

Embora alguns vereadores que tiveram que entregar seus dotes ao prefeito Padre Walmir, quando lhes deixaram a ver navios no jogo sucessório, não assumiram publicamente, mas o cabedal que estes detinham no Palácio Coelho Rodrigues está igual à musica da cantora Joana: “Tá fazendo Falta”. Tem deles que não consegue disfarçar e de vez enquanto são vistos chorando às paredes.

Ganhando forma 

Foto: José Maria de Barros

O nome do empresário Josely de Lima, o “ Zomim” (PL), surge como possível companheiro de chapa do empresário Araujinho (PT). E ao que tudo indica, é com as bênçãos do Palácio de Karnak. Mais duas perguntas estão sendo feitas pela rua: A primeira é: Como fica a situação do médico Gutemberg Rocha (MDB), que inclusive já gastou um pouco de solas de sapatos andando com o empresário e uns punhados de sal com os vereadores e pré-candidatos que integram o staff do petista? Já segunda tem a ver com preferência. Será se o nome de Zomim agrada a força oculta?

Na frente

Em São José do Piauí já saiu o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos. Lá, disputam a sucessão do prefeito Netão (PSD), o ex-prefeito Ademar Bezerra (MDB), e o atual vice-prefeito Adailzo Ferreira (Progressistas). Segundo o levantamento feito Pelo Instituo Credibilidade, o emedebista está com uma larga vantagem em relação ao seu adversário. Como todos sabem, pesquisa é um recorte de momento, mas se o ex-gestor manter essa performance e as intenções se transformarem em votos, é uma diferença considerável para ser revertida pelo progressista.

Pit stop

Antes mesmo de começar a corrida eleitoral em Monsenhor Hipólito e a escuderia oposicionista quer realizar a troca do seu segundo piloto. É que na volta de apresentação, o chefe da equipe descobriu que a condutora do carro número dois não demostrou desempenho satisfatório. A ideia seria trocar por um comandante que na temporada de 2016 foi o piloto de ponta.

Fechados

O coronel Ewaldo Viana (PSL) anunciou seu companheiro chapa que será o empresário Junior Nobre (PSD), que também preiteava o posto. Ambos afirmaram que já vinham amadurecendo a ideia da parceria. Agora fica a indagação, o que mudou no jogo sucessório com essa mexida no tabuleiro do xadrez?

Correndo por fora

O advogado Glauber Silva (PDT) anunciou que a legenda terá chapa pura na disputa do pleito. Silva alegou que um dos motivos pelo qual ele não se uniu aos dois policias. Segundo o pedetista, o prazo de desincompatibilização dele do serviço público só lhe permitiria disputar um cargo majoritário. O agrônomo Zé Antônio, a professora Adnaid Rufino e o publicitário Wedson Bezerra estão no páreo para compor a chapa majoritária com o advogado.