Início Colunas Panorama: Padre Walmir e o chute no balde

Panorama: Padre Walmir e o chute no balde

O grande motivo

O prefeito de Picos, Walmir Lima (PT), reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva onde anunciou os motivos pelos quais rompeu com o pré-candidato do partido, o empresário Araujinho. Segundo o prefeito, o motivo teria sido o fato de o empresário não querer associar sua a imagem a ele e muito menos a atual gestão.

Sem Volta

O chefe do executivo municipal destacou que sua decisão é um caminho sem volta. E não descartou lançar um candidato de dentro seu grupo político, mas esqueceu que não dispõe de uma sigla partidária para realizar seu projeto pessoal.

Isolado

O prefeito Padre Walmir Lima (PT) vive um momento de isolamento político que talvez ele jamais imaginasse sofrer. Até mesmo parte dos camaradas do PCdoB começou a bater asas. O petista tinha a sigla como válvula de escape, mas esqueceu que a agremiação partidária é comandada a nível de estado pelo ex-deputado Osmar Junior, que por sua vez, é muito obediente ao governador Wellington Dias (PT) e que, momentaneamente, a agremiação mais parece um puxadinho do PT de W Dias.

Bom exemplo

Como já era de se esperar da ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, a professora Oneide Rocha, a ex-gestora mais uma vez deu um exemplo de decência e ética. A petista, com a diplomacia de sempre, pediu exoneração do cargo ao prefeito Padre Walmir Lima (PT), e demostrou gratidão ao mandatário pela confiança nela depositada e enalteceu as qualidades do seu ex-chefe. Oneide justificou a decisão de deixar o governo ao seu compromisso partidário.

Na mesma linha

Quem também não saiu jogando pedras no prefeito Padre Walmir, foi o ex-secretário de Saúde, Junior Santos. Com uma gestão bastante elogiada pela população picoense, o bioquímico também agradeceu ao prefeito pela oportunidade e garantiu que é fiel a seu grupo político e não poderia continuar tocando o barco.

Na corda bamba

Vários apaniguados estão na corda bamba. Estes aguardam apenas o chamado de um dos conselheiros palacianos para decidirem seus destinos. Eles terão de escolher, pois se comerem do pirão, vão ter que levar do cinturão de sua majestade.

Tempo Fechado

Como o prefeito Walmir Lima está exonerando os apaniguados dos vereadores que lhe deixaram a ver navios, muitos deles andam com o astral mais baixo do que barriga de cobra. Também poderá no final do mês, não ter seus ordenados e talvez não haja mais tempo para recorrer ao auxilio emergencial do Governo Federal.

Comparação

Um aliado de primeira hora do prefeito Padre Walmir Lima (PT) comparou os vereadores da antiga base aliada do gestor aos gafanhotos que recentemente devastaram plantações na Argentina. Segundo ele, em caso de uma vitória do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas), não será novidade se pelo menos uma nuvem da praga voa para atacar as lavouras nas terras paraibanas.

Fertilizante

Já um fiel escudeiro do ex-prefeito Zé Neri (PTB), acredita que se isso vier a acontecer, o estrago nas plantações em território paraibano seria quase invisível. O motivo é que lá teria um fertilizante muito eficaz da marca J N Ltda.

Será se flui?

Em Pio IX, a atual prefeita Regina Coeli (PSD) vai apostar todas as fichas no seu sobrinho, o advogado Fanuel Adauto. O jovem terá um companheiro de chapa indicado pelo Partido dos Trabalhadores. Pela oposição, vão tentar interromper os planos da gestora, o agropecuarista Silas Noronha (Progressistas), que encabeçará a chapa majoritária ao lado do ex-vereador Etinho Bezerra, que foi o mais votado no pleito de 2012. Na eleição de 2016, ambos concorreram ao cargo de prefeito e ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Alinhados

Os candidatos, ditos da terceira via em Picos, Junior Nobre (PSD), Edwaldo Viana (PSL) e Glauber Silva (PDT), tiveram um encontro nesta quinta-feira (06). Eles firmaram um acordo e vão encomendar uma pesquisa de intenção de voto. O primeiro e o segundo colocado na consulta, formarão a chapa majoritária como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, que contarão com o apoio do terceiro colocado.

Bem cotado

Notícias vindas de São Luís do Piauí dão conta de que o pré-candidato do PT, Josafá Lima, está bem na fita com a população do município. Segundo essas informações, após o empresário ter anunciado que o seu companheiro de chapa será o ex-vereador Pedro Geraldo, a pré-campanha ganhou ainda mais liga. Pedro Geraldo, que concorreu ao cargo de prefeito no pleito passado, tem muito serviço prestado no município.

O preço da marcha ré

Em Bocaina, o ex-pré-candidato a prefeito pelo Psol, Aurino João, desistiu de disputar a eleição deste ano. Ele era crítico ferrenho da gestão do prefeito Erivelto Barros (Progressistas). Aurino, além de desistir da peleja eleitoral, ainda declarou apoio ao gestor. Como recompensa pelo ato de bravura, o político recebeu como recompensa, a Secretaria Municipal de Esporte.