Petista histórica e uma das fundadoras do partido no município de Picos, a professora Maria Oneide Filha Rocha, pediu exoneração da Secretaria Municipal de Planejamento, Organização e Avaliação, da gestão do prefeito Padre Walmir Lima.
A professora havia assumido o cargo em primeiro de janeiro de 2013, na gestão do então prefeito Kleber Eulálio, que renunciou ao mandato para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, passando o cargo para o atual mandatário Padre Walmir Lima (PT).
Oneide foi mantida no comando da pasta pelo atual prefeito, e vinha sendo a responsável por pensar as políticas de desenvolvimento para o município, além de manter intercâmbio com as outras esferas do poder. Em sua carta de renúncia, ela justificou o seu compromisso com o partido como motivo pelo qual decidiu deixar o governo e também agradeceu a oportunidade que lhe foi dada pelo gestor.
Segundo pessoas ligadas à educadora, Maria Oneide demonstrou solidariedade com os demais companheiros de partido que foram e estão sendo exonerados da gestão devido terem declarado apoio ao pré-candidato do partido, o empresário Francisco da Costa Araújo, o “Araujinho”, ao Palácio Coelho Rodrigues, no pleito deste ano.