Início Colunas Panorama: Agora a caneta do Padre Walmir seca a tinta

Panorama: Agora a caneta do Padre Walmir seca a tinta

Foto: Reprodução

Os vereadores Afonsinho, Rinaldinho, Irmão Zé Luís, ambos do (MDB); e os petistas Renato Ibiapina, Valdivia Santos, Simão Carvalho e Wellington Dantas, além dos escorraçados Evandro Paturi e Hugo Victor, se reuniram com o pré-candidato Araujiho e o deputado Severo Eulálio e declararam apoio ao empresário. Segundo uma foto, é prego batido e ponta virada.

Enfurecido

O prefeito Padre Walmir Lima (PT) decidiu tomar uma atitude que, para uma parte dos seus aliados, foi um ato de loucura, mas para os integrantes do núcleo duro do palácio, o ato foi de bravura. O prefeito rompeu politicamente com o empresário Araujinho, que é o pré-candidato do partido que vai disputar o pleito municipal deste ano.

Na parede  

Além do rompimento, o prefeito Walmir Lima convocou todos os vereadores e lideranças políticas que formam sua base aliada e colocou todos contra a parede. Na conversa, o petista foi taxativo com os aliados e declarou “é calça de veludo ou bumbum de fora”, ou melhor, aquele que não lhe seguir politicamente tem que lhe devolver o dote que ganhou quando disse sim ao mandatário.

Última instância

Alguns integrantes da base aliada do prefeito ainda têm esperanças que a corte máxima do Partido dos Trabalhadores, que é o governador Wellington Dias, contorne a situação criada pelo prefeito Walmir Lima e seus aliados. Resta saber se o padre dobrará os joelhos para sua excelência.

Perderam os dotes

Já perderam seus dotes os vereadores Hugo Victor e Evandro Paturi, ambos emedebistas. Hugo era detentor da indicação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. A pasta era gerida pela mãe do parlamentar, a enfermeira Gloria Saunders; e Paturi havia indicado o advogado Wesley da Silva Barros Bezerra, para secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo.

Salvo pelo VAR 

Quem também recebeu um cartão vermelho do petista foi o ouvidor municipal Zacarias Teixeira. O petista recebeu um cartão vermelho de um dos assistentes do árbitro central. Mas parece que o árbitro de vídeos analisou melhor o lance e orientou o comandante do jogo a anular a punição.

Naquele tempo

Se fosse em outras épocas, o tsunami político que hora atinge o PT de Picos, seus dirigentes já haviam realizado algumas centenas de reuniões para debater o assunto. Mas como estamos em um momento de isolamento social devido pandemia do novo coronavirus e usufruindo da era da tecnologia, pode até ser que o assunto esteja sendo discutido virtualmente.

Em nova posição

Os vereadores Hugo Victor e Evandro Paturi, mudaram de time e de posição. Os dois que atuavam como beque no time de Padre Walmir, mas agora que se transferiram para o escrete da oposição, demostraram que são bons mesmo é no ataque.

Como Judas

Hugo Victor recorreu à Bíblia Sagrada para definir o prefeito Padre Walmir. Segundo o parlamentar, o político e religioso se comportou como Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus com um beijo. O emedebista quer agora descobrir quantas moedas o prefeito recebeu.

Comparou

O vereador Evandro Paturi, apesar de também ter mencionado o livro sagrado para falar do prefeito, preferiu rotular o ex-aliado de ingrato e o comparou a um menino que não deram tudo que ele queria e hoje quer tudo que os outros têm.

De camarote

O empresário Gil Paraibano (Progressistas) observa de camarote, só não sei se é bebendo gela e tomando ciroc – como diz a música do forrozeiro Wesley Safadão – os transtornos causados pelo mau tempo no continente governista. Paraibano garantiu que não houve nenhuma conversa entre ele e o prefeito Padre Walmir, com relação a um possível apoio do gestor à sua pré-candidatura.

Feke News

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, definiu como Fake News, uma informação que veio da capital dando conta de um possível encontro entre o senador e o prefeito Padre Walmir. Ciro jura de joelho que não há nenhuma tratativa de um possível entendimento político com o petista.

Pé na estrada

Foto: Arquivo pessoal

Enquanto as atenções estão voltadas para o imbróglio criado no palanque governista, os demais concorrentes ao Palácio Coelho Rodrigues, intensificam o chamado trabalho de formiguinha. O coronel Edwaldo Viana (PSL) tem priorizado conversar com as pessoas mais simples, e até para muitos, desconhecidas. O coronel usa uma linguagem já bem conhecida para essa parcela da população, pois já fazia isso constantemente quando estava na ativa.

Próximo do poder central

O empresário Junior Nobre (PSD) também vem alinhando sua pré-campanha. Nobre tem percorrido as comunidades levando a mensagem da nova política. O pré-candidato está mantendo conversas com lideranças nacionais próximas ao presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) e recebeu garantias de apoio ao seu projeto para a cidade de Picos.

Tem garantias 

Já o advogado Glauber Silva (PDT), esteve reunido com membros da direção nacional do seu partido e recebeu garantias que sua candidatura está no leque de prioridades da legenda. O pedetista também já começou a subir os morros da Capital do Mel.