Início Destaque “Somos vítimas”, diz procurador-geral da Prefeitura de Picos acerca da operação PF

“Somos vítimas”, diz procurador-geral da Prefeitura de Picos acerca da operação PF

Prefeitura de Picos Foto: Assis Santos

Nesta quinta-feira (02) a Polícia Federal iniciou um trabalho de busca e apreensão na Prefeitura de Picos, Secretaria Municipal de Saúde e em um laboratório responsável pelos testes da covid-19 em Picos.

O trabalho é a realizado ainda em outros municípios piauienses e tem como finalidade apurar possíveis fraudes nas licitações para a compra de testes.

A PF esteve também na Secretaria de Saúde (Foto: Assis Santos)

Os agentes da Polícia Federal, durante as buscas, apreenderam documentos e HD de computadores. A nossa equipe foi informada ainda que o telefone do secretário municipal de Saúde, Júnior Santos, e também da pregoeira da prefeitura, Maria dos Remédios Gonçalves, foram apreendidos.

Os agentes estavam em um carro descaracterizado (Foto: Assis Santos)

As informações dão conta ainda que os testes estavam sendo vendidos de forma superfaturada, a cerca de 40% acima do valor usual.

A denúncia aponta ainda que no ato da compra estariam sendo usados documentos falsos para a aquisição de teste da Covid-19.

Prefeitura

A nossa reportagem conversou com o procurador-geral do município, Maycon Luz, que justificou que a operação se trata de uma ação realizada em quase todos os municípios do estado.

“Nós estamos acompanhando no Brasil todo que os processos relacionados a testes rápidos estão sendo monitorados, averiguados. E no que tange à movimentação do Tribunal de Contas e da Polícia Federal, eles estão averiguando como se deu a compra de testes rápidos, não só no município de Picos, mas em quase todos os municípios do Piauí. Estão analisando para poder entender se foram comprados dentro da legalidade ou se houve algum tipo de ilegalidade”.

Maycon assegurou que a prefeitura é “vítima” nessa investigação, mas não especificou o por quê da afirmação.

“Estamos colaborando desde cedo, repassando informações, documentos, e estamos tranquilos e conscientes que não agimos de nenhuma maneira dolosa, de má fé. Entendemos que no momento somos vítimas, mas vamos esclarecer, no momento oportuno vamos demonstrar que nós estamos sendo vítimas nesse momento”.

O procurador-geral do município disse ainda que o prefeito, Walmir Lima, está tranquilo com relação à investigação e o teria contatado na manhã de hoje para que ele pudesse acompanhar o trabalho da PF nos órgãos municipais.

“Ele pediu para eu vir colaborar, abrir as portas da prefeitura, nós não temos nada a esconder, as portas estão abertas. Nós recebemos muito bem os agentes do tribunal de Contas, da Polícia Federal, muito cordial, eles entenderam a nossa situação e nós estamos aqui para colaborar”, acrescentou.

Maycon Luz afirmou que essa investigação é um procedimento preliminar e que o setor jurídico da prefeitura já está preparando a defesa e justificativas acerca da investigação. Ele declarou que não há nenhum mandado de prisão na operação, apenas de busca e apreensão.

PF na Secretaria de Saúde (Foto: Assis Santos)

A prefeitura emitiu uma nota acerca do trabalho na PF nos órgãos:

Nota sobre operação da Polícia Federal e do TCE na PMP

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está colaborando com a operação da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado acerca do processo de dispensa de licitação para aquisição dos testes rápidos para à Covid-19. Na manhã de hoje, 2, a Prefeitura de Picos está fornecendo a documentação necessária aos investigadores. A administração municipal frisa que agiu dentro da legalidade.

Confira a entrevista com MAYCON LUZ

Veja mais imagens: