A Penitenciária Feminina de Picos anunciou uma série de medidas para conter a disseminação do coronavírus na unidade prisional. Além da suspensão das visitas pelo prazo de 15 dias, conforme a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) determinou.

De acordo com o diretor da unidade, Diego Nunes, foram iniciados todas as ações profiláticas necessárias, com foco na preservação da saúde dos servidores penitenciários e das detentas.

O diretor informou que todas as detentas foram avisadas sobre a suspensão das visitas. “A gente fez uma conversa esclarecendo com elas sobre a doença e de prontamente elas atenderam e concordaram. Falamos também com os familiares das detentas e todos compreenderam a situação”.

Todos os procedimentos para que o vírus não chegue à penitenciária estão sendo tomadas, inclusive estão sendo distribuídos equipamentos de proteção individual (EPI) para os agentes e servidores.

Atualmente o sistema conta com 23 detentas e caso haja presas contaminadas pelo coronavírus, elas serão encaminhadas a uma unidade específica. “Será colocada em isolamento total e posteriormente passar pelo atendimento médico”, disse o diretor.