É possível observar um afastamento entre o governador Wellington Dias (PT) e o ex-senador João Vicente Claudino, presidente estadual do PTB no Piauí. Os dois tinham reatado a relação política nos últimos meses, mas tudo leva a crer que essa união anda estremecida.

Esse distanciamento ficou mais evidente depois que João Vicente tornou pública a intenção de ser vice do ex-prefeito Sílvio Mendes que há poucos dias, confirmou seu retorno ao PSDB do prefeito de Teresina Firmino Filho.

Como ocorre no plano nacional, PT e PSDB são adversários, e em Teresina, terão candidatos ao Palácio da Cidade. O nome de Sílvio é um dos cotados para representar o ninho tucano na corrida eleitoral. Além disso, não é segredo para ninguém que as eleições deste ano serão uma preparação para o pleito governamental de 2022.

Portanto, o que se observa nos bastidores da política é que os acordos e parcerias firmados este ano deverão ser mantidos em sua maioria, nas eleições governamentais de 2022. Com isso, se for concretizado esse distanciamento de João Vicente e Wellington, são reais as chances de ambos seguirem em caminhos opostos na disputa governamental de 22.

Quer outros apoios

Ciente da situação, o governador Wellington já acendeu o sinal de alerta, tanto que externou a intenção de dialogar com lideranças políticas renomadas, a exemplo do ex-governador e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, que também integra os quadros do PSDB.

O chefe do Palácio de Karnak, sabe que precisa agir com assertividade para começar a construir uma base de apoio sólida, com poucas chances de defecções até 2022.

Fonte: GP1