A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realiza, na próxima quarta-feira (15/01), pregão eletrônico para registro de preços para eventual aquisição de viaturas. A estimativa máxima de contratação é de até R$ 107 milhões.

O termo de referência do edital traz cinco lotes, apontando demanda de até 920 veículos, incluindo 200 SUVs com cela, 100 caminhonetes sem cela e mais 200 com cela, 400 motocicletas e mais 20 veículos para transporte de cadáveres.

A secretaria justifica as eventuais aquisições mencionando a necessidade de atualização da logística operacional na capital e no interior do estado, possibilitando melhor deslocamento das forças de segurança durante as diligências. As viaturas servirão para aparelhar tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil.

Alto custo de manutenção da frota atual

Dá ainda dado da Coordenação de Transporte da SSP que estima em R$ 450 mil o gasto mensal com manutenção de viaturas, fazendo-se necessária a atualização da frota, para “redução e/ou economia considerável com cursos de manutenções corretivas, levando-se em conta as condições severas às quais esses veículos são submetidos”.

Hoje a frota da PM, diz a SSP, conta com 576 veículos e 530 motocicletas. Já a Polícia Civil tem à disposição 345 veículos próprios e mais 127 motocicletas.

Previsão de investimentos

É considerada ainda a previsão de investimentos por parte do governo do estado, através de financiamentos com o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), além da disponibilização de emendas parlamentares.

Pregão

A sessão eletrônica através do Licitações-e inicia às 9h do dia 15. O registro de preço não implica na obrigatoriedade de contratação por parte da administração.

180 graus