O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), não descarta uma coligação do PT com o PSDB nas eleições de 2022, porém ressaltou que ocorreria via senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. A declaração foi dada em entrevista ontem (6) na saída de uma romaria ao lado de Ciro Nogueira e do presidente da sigla no Piauí, deputado Júlio Arcoverde.

Firmino Filho revelou que seria pouco provável uma coligação com Wellington Dias nas eleições para o governo, mas que ela poderia ocorrer com intervenção de Ciro Nogueira.

“2022 está muito longe. Acho pouco provável, mas o Ciro é meio mágico, vamos ver se ele consegue fazer essa mágica”, brincou.

Ciro e Firmino vão passar as próximas 40 horas em caminhada até o município de Pau D’Arco, em uma romaria religiosa. Na saída do percurso, o senador Ciro Nogueira reafirmou sua aliança com o prefeito de Teresina tanto para as eleições de 2020 como para 2022.

Ao ser questionado sobre a escolha da chapa majoritária para o governo e Senado em 2022, Ciro assinalou que o nome majoritário será de um progressista. “Primeiro, vai se escolher um candidato a governo, que eu defendo que seja do Progressistas. Depois nós vamos tratar dessas questões de senado. Todo mundo sabe que é eu candidato preferido é o governador Wellington Dias”, disse Ciro.

O senador assinalou ainda a criação de uma outra chapa caso não haja um entendimento diante das condições do Progressistas na coligação com o PT. “Vamos ter uma chapa alternativa se não houver (um entendimento) e nós vamos ter um enfrentamento, não tenho dúvidas. Mas, podem ter certeza que o prefeito Firmino vai estar comigo. Minha aliança com ele é indissolúvel. Nós vamos estar no palanque em 2022 e quero muito contar com o Wellington também”, afirmou.

Aliança com Wellington

Sobre a polêmica dos áudios que circularam nas redes sociais com declarações sobre a aliança com Wellington Dias, Ciro afirmou que coligação com o governador é consolidada. “O áudio mais importante sou eu aqui. Tenho uma aliança consolidada com o governador que não é de agora, é de oito anos. A minha aliança maior que eu tenho é com o Piauí”, afirmou o senador apontando o pagamento do funcionalismo público e a ligação com os prefeitos como fruto dessa aliança.

Silvio Mendes

Ciro revelou ainda o nome de Sílvio Mendes como um nome forte para a sucessão de Firmino Filho em 2020.

“O ex-prefeito Sílvio Mendes é um nome acima de qualquer referência. O comando dessa sucessão é com o prefeito Firmino, tanto o nome de prefeito como o de vice. A escolha que ele fizer vai contar com o apoio dos progressistas”, disse.

Fábio Novo

Para o senador, o nome escolhido pelo PT para a pré-candidatura na capital foi assertivo. “Fábio (Novo) é um homem que tem uma história bonita, um homem corajoso, competente. Acho que o PT escolheu seu melhor nome. Tem que ser assim, escolher sempre o melhor nome”, avaliou.

Governo Bolsonaro

O senador progressista voltou a apontar a instabilidade do governo de Bolsonaro como fator negativo para o comando do país. “É um governo com muita instabilidade. O país está precisando de estabilidade. Mas é um é um governo corajoso que está fazendo algumas medidas certas, agora precisa de mais estabilidade”.

 

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com