Início Destaque Garantia Safra: Agricultores da região de Picos têm até segunda (09) para...

Garantia Safra: Agricultores da região de Picos têm até segunda (09) para se inscreverem

Foto: Daniela Meneses

O prazo para o agricultor familiar se inscrever no Programa Garantia Safra e assegurar o recebimento do benefício, caso a colheita seja inferior a 50%, termina na próxima segunda-feira (09).

O presidente do Sindicato dos Agricultores Rurais de Picos, Francisco Pereira, o Tito, fala quais documentos são necessários para fazer o cadastramento e a importância de o agricultor estar inscrito no benefício.

Para a inscrição é preciso apresentar os documentos de identificação: Identidade e CPF, ADAPI atualizado – caso o documento não esteja em dias, o agricultor deve procurar o sindicato para realizar a renovação -. Os proprietários de terra devem apresentar também o ITR da terra.

O presidente do Sindicato, Francisco Pereira, ressalta a importância do seguro na vida dos agricultores. “Vivemos em uma área do semiárido, nós sabemos que o período chuvoso não está mais tão longo, nos últimos anos, com exceção de 2019, tivemos um período chuvoso muito irregular, o agricultor está se assegurando ali, se por ventura o município perder 50% ou mais da sua produção ele vai ter os R$: 150,00 reais, claro que longe de substituir a safra, mas vai dar uma ajuda, um incentivo”.

O Garantia Safra também beneficia o agricultor familiar no momento de garantir a previdência, pois comprova que o beneficiário se encaixa nos requisitos necessários para aposentar-se como trabalhador rural.

O Sindicato dos Trabalhadores funciona no horário das 07:00 às 11:00hrs. Casos os agricultores não possam se deslocar até Picos, basta procurar os delegados sindicais de sua área de cobertura, que também realizam as inscrições.

Confira a entrevista

Francisco Pereira