Início Destaque Panorama: Qual carimbo Wellington Dias vai usar na sucessão municipal em Picos?

Panorama: Qual carimbo Wellington Dias vai usar na sucessão municipal em Picos?

Carimbo da incerteza
O que mais se comenta nos bastidores da política picoense é que o nome escolhido para disputar a eleição do ano que vem pelo lado governista terá que antes de tudo receber o carimbo do governador Wellington Dias (PT). Mas há uma indagação sobre qual será o carimbo que sua excelência vai usar, já que dizem que W. D. possui diversos. Antigos aliados do petista dizem que só lhe falta o carimbo de compromisso, mas que ele mande confeccionar e na época da eleição esteja pronto.

Sem novidade
Segundo um dos zeladores do Palácio de Karnak, o governador voltou a receber do prefeito Padre Walmir Lima, uma lista tríplice de possíveis postulantes ao Palácio Coelho Rodrigues. Mas de acordo com a fonte, os nomes são os mesmos que o mandatário já havia recebido antes.

Simpatia.com


O prefeito Padre Walmir Lima (PT) esteve alguns dias ausente da cidade. Conforme relatos dos observadores da cena política picoense, parece que andou sendo aconselhado. Comentam que o petista retornou mais flexível e cauteloso em relação à sucessão municipal. A coluna presenteará o leitor que descobrir quem foi o aconselhador.

Qual foi a tática?
Dizem que o aconselhador que fez o prefeito Padre Walmir Lima refletir, adota várias técnicas de orientações. Resta saber qual foi a utilizada, a de convencimento ou de intimidação.

Paz
O prefeito Padre Walmir retornou da viagem tão zen, que recebeu o presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor (MDB), o principal entusiasta da pré-candidatura do empresário Araujinho a prefeito de Picos no pleito vindouro.

Alívio

Segundo a previsão do tempo da política picoense para o grupo político ligado a um vereador do município, o ‘B-R-O bró’ já terminou. Os seguidores do parlamentar que há bem pouco tempo respiravam com dificuldades devido à baixa umidade relativa do ar do poder. De acordo com os metodologistas, as condições climáticas palacianas ainda não são as ideais para que os habitantes do grupo sobrevivam politicamente, mas é suficiente para pelo menos desentupir uma narina.

O muro é surdo
Na Câmara Municipal de Picos tem vereadores que assumem publicamente que estão em cima do muro em relação a eleição do ano que vem. Já outros, sobem e descem do muro conforme as benesses trazidas pelos ventos do poder. Então surge a indagação: Qual é a conduta mais feia, é ficar em cima do muro e esperar o vento passar para se decidir ou ficar subindo e descendo em meio a ventania?

Cobrado

Diz um provérbio: “muito trovão é sinal de pouca chuva”. Pois é assim que está sendo comparado o deputado Nerinho (PTB) em relação a sucessão municipal na Capital do Mel. Tem aliados do parlamentar reclamando que o petebista vem no município fala alto e bonito, mas depois parece que toma é chá de doril.

Tira teima

Foto: Cidades na Net

Em Alagoinha do Piauí o atual prefeito Jorismar Rocha (PT) e o Ex- Pedro Otacílio (Progressistas), mais uma vez mediram forças na política do vizinho município. No pleito suplementar realizado em 2011, Pedro Otacílio venceu o petista. Um ano depois o ex-gestor teve Rocha como companheiro de chapa em sua reeleição. Na disputa de 2016, ambos foram para lados opostos. Jorismar derrotou Zé Adão (PSD), que foi apoiado pelo então prefeito. No próximo ano, ao que tudo indica, os dois políticos travarão nova batalha. O atual mandatário tentará se reeleger e o médico, reconquistar o cargo máximo do município. Será quem leva?

Alta tensão
Em Dom Expedito Lopes, a eleição, como já é tradição, promete ser acirrada. Pela oposição se cogita a candidatura do ex-prefeito Agenor Lima como candidato a prefeito, e do atual vice, Écio Flávio, como candidato a vice de novo, ou então a atual vereadora Nilza Maroto.

Outro cenário
Outra possibilidade estudada pelo grupo oposicionista ao prefeito Valmir Barbosa (PDT), seria o empresário Danúbio Cazuza, que é filho do empresário Anchieta Cazuza, nessa composição o advogado Maxwell Dantas seria seu companheiro de chapa. O certo é que o atual gestor terá que enfrentar três ex-prefeitos: Agenor Lima, Bené Dantas e Francisca Ivete; além de dois ex-vices, Chico Sertanejo e o atual, Écio Flávio.