Início Destaque PANORAMA: As aparências da pré-campanha em Picos

PANORAMA: As aparências da pré-campanha em Picos

Maria Santana recebe Padre Walmir, Edilson Carvalho e Araujinho - Foto: Reprodução

Aparências
Em ano pré-eleitoral a cidade de Picos vive um clima parecido com a canção “Aparências”, interpretada pelo cantor Márcio Greyck. O motivo? O que se vê são personagens que aparentam ser o que nunca foram na tentativa de ludibriar o eleitorado.

Indecisos
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020, o cenário picoense é bastante confuso. No grupo palaciano, a incerteza de quem encabeçará a chapa governista está deixando vereadores e lideranças políticas indecisas sem saberem se dar-se-ão por contentes com um pedaço de rapadura do paiol real ou se vão atrás de guloseimas que estão sendo ofertadas em outro espaço luxuoso.

Ritmo lento
Nos grupos comandados por dois ex-prefeitos, as lideranças se queixam que um está em ritmo lento e no outro a unidade é duvidosa. Já os vereadores pertencentes ao lado oposicionista alegam estar fazendo o que é possível. Para estes, é quase impossível segurar cabo eleitoral com balinha de hortelã.

Analisando
O advogado Glauber Silva juntamente com um grupo de lideranças políticas está analisando convites recebidos de alguns partidos políticos. Segundo Glauber, a ideia é se filiarem todos na mesma legenda e lançarem candidatura majoritária. Se a intenção do grupo se concretizar, ficará configurada a quarta via na sucessão municipal de Picos.

Advogado Glauber Silva – Foto: Reprodução

Trilhando
O empresário Júnior Nobre está reforçando seu grupo político. Segundo Nobre, as manifestações de apoio a sua pré-candidatura estão surgindo de pessoas simples e de forma espontânea. Sem fazer alarde, o empresário está conseguindo trazer algumas obras para o município através de emendas parlamentares destinadas pelos candidatos por ele apoiados na eleição do ano passado.

Júnior Nobre – Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Alertou
Ao ler na edição passada desta coluna sobre a possibilidade do médico Antônio Rocha transferir seu domicílio eleitoral para a cidade de Santana do Piauí e disputar a eleição do ano que vem naquele município, um leitor fez o seguinte alerta: se o médico levar também a falta de sorte que lhe acompanhou nas eleições que disputou em Sussuapara, sua cidade natal, a possibilidade de derrota é igual a exame de DNA.

Luz amarela
O prefeito Padre Walmir Lima (PT) acompanhado do vice-prefeito Edilson Carvalho (PTB) e do empresário Araujinho fez uma visita de cortesia à diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), jornalista Maria Santana. Segundo um passarinho que rondou o local, além do cafezinho servido pela casa houve também um punhado de política recheado de sucessão municipal.

Maria Santana recebe Padre Walmir, Edilson Carvalho e Araujinho – Foto: Reprodução

A passos lentos
O atendimento de alguns órgãos do Estado na cidade de Picos anda mais lento do que passada de bicho-pau. Esse é o nome comum dado aos insetos da ordem Phasmatodea. Ao se dirigir a alguns desses espaços públicos em busca de um serviço, o cidadão pode se preparar para perder o dia.

Aquecimento
O prefeito de Alagoinha, Jorismar Rocha (PT), reuniu os integrantes dos partidos que compõem sua base aliada. Lá dizem que a intenção do petista é ajustar seu time, se possível trazer alguns reforços e partir para o ataque no projeto de reeleição. A tendência é que o petista irá enfrentar um forte escrete comandado pelo ex-prefeito Pedro Otacílio.

Jorismar Rocha, Prefeito de Alagoinha, J (Foto: Portal O Povo)

Xeque-mate
Comentários vindo das bandas do Vale do Rio Itaim dão conta de que o ex-prefeito de Santa Cruz do Piauí, Jurandir Martins (PTB), poderá disputar a prefeitura de Wall Ferraz na eleição vindoura. A análise feita por lá é que o prefeito santa-cruzense Barroso Neto, que é seu filho, não terá dificuldades no seu projeto de reeleição. Caso isso ocorra e o gestor logre êxito nas urnas, será um verdadeiro Xeque-mate no grupo do ex-governador Wilson Martins.

O dono do mundo
Tem um município da região de Picos onde o prefeito se acha o dono do mundo. Segundo alguns munícipes, o mandatário tem adotado uma postura administrativa bem parecida com a de Nicolás Maduro, presidente venezuelano.